Categories: Esportes

Barcelona vence o Atlético de Madrid e confirma título espanhol

O Barcelona confirmou o título do Campeonato Espanhol, neste domingo, 17, e garantiu uma das três conquistas da temporada. Ao vencer o Atlético de Madrid por 1 a 0, no estádio Vicente Calderón, o time catalão acabou com as chances do Real Madrid e assegurou o troféu com uma rodada de antecipação.

Trata-se do quinto título espanhol do Barcelona nos últimos sete anos. Desde 2008, quando o técnico Josep Guardiola montou as bases da atual equipe, o time catalão levantou o troféu nas temporadas 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2012/2013 e agora nesta 2014/2015. Na temporada 2011/2012, o caneco ficou com o rival Real Madrid. E, no ano passado, a conquista ficou com o Atlético de Madrid. Ao todo, foi o 23º título espanhol do Barça.

O título conquistado neste domingo é o primeiro de Luis Enrique como treinador. Ele já havia levantado o troféu como jogador do próprio Barcelona nas temporadas 1997/98 e 1998/99. Luis Enrique fatura o título quase exatamente um ano depois de assumir o comando da equipe – ele foi anunciado no cargo no dia 19 de maio de 2014.

Publicidade

Pode ser a primeira de três conquistas na temporada. O Barcelona tem chances de faturar a Tríplice Coroa porque disputará a final da Copa do Rei – contra o Athletic Bilbao, no dia 30, no Camp Nou – e a grande decisão da Liga dos Campeões, diante da Juventus, no dia 6 de junho, em Berlim.

O Barcelona antecipou o troféu neste fim de semana porque chegou aos 93 pontos. E não pode ser mais alcançado pelo Real Madrid, que atingiu os 89 ao golear o Espanyol por 4 a 1, neste domingo.

 

Publicidade

Cristiano Ronaldo supera Di Stéfano na lista de artilheiros do Real Madrid

Em um jogo que não valeu nada, já que aconteceu na mesma hora da vitória que deu o título do Campeonato Espanhol ao Barcelona, o Real Madrid goleou o Espanyol por 4 a 1, pela 37ª rodada, na primeira partida depois da eliminação para a Juventus na Uefa Champions League, na última quarta-feira, em pleno Santiago Bernabéu lotado.

Se o jogo nao teve tanta importância para os merengues, ao menos serviu para Cristiano Ronaldo bater mais uma marca histórica. Ele fez um hat-trick, chegou a 310 gols com a camisa do Real e passou o lendário argentino Alfredo Di Stéfano como 2º maior artilheiro da história do clube. Agora, faltam apenas 13 para alcançar os 323 de Raúl e o topo da lista.

Publicidade

Além disso, ele se manteve como artilheiro isolado de La Liga, com 44 gols, três à frente de Lionel Messi, do Barça, seu principal perseguidor.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.