Um bebê de 23 dias faleceu enquanto esperava por uma vaga em uma UTI neonatal no hospital de Palmeira das Missões, na Região Noroeste do Estado. A criança havia nascido com um problema no coração e também foi diagnosticado com pneumonia. A família, natural de São José das Missões, conseguiu uma ordem judicial para a transferência. Porém, antes de ela ser efetuada, o pequeno Pedro Henrique morreu na noite desse sábado, 11.
O menino foi levado ao hospital na noite de quinta-feira, 9, quando os médicos constataram a pneumonia e verificaram a necessidade de uma cirurgia cardíaca. Para tal, era necessário que um leito na UTI neonatal para a recuperação e o tratamento posterior. No dia seguinte, a Justiça determinou que o Estado disponibilizasse uma vaga para a criança, o que não ocorreu. O Hospital de Caridade de Palmeira das Missões informou que cadastrou o bebê na Central de Leitos do Rio Grande do Sul e que também teria feito contatos com vários hospitais, tanto na rede pública quanto na particular.
O corpo de Pedro Henrique foi sepultado na tarde desse domingo, 12. No velório, o clima foi de perplexidade. Em entrevista ao site de notícias G1, a família disse não ter acreditado no que aconteceu. “Foi passando um filme na cabeça. Primeiro, impus minha fé, coloquei nas mãos de Deus, que Deus fizesse pelo melhor, que ele agisse para que o bebê não viesse a sofrer, mas nosso sentimento fica de espelho para outros pais que estão passando pela mesma situação. Que Deus proteja que não aconteça, mas com essa deficiência de leito no estado é complicado”, desabafou o pai do bebê, Elias Roberto de Almeida.
Publicidade
This website uses cookies.