Categories: Esportes

Bellucci vence rival tcheco e encara Berdych em Cincinnati

O paulista Thomaz Bellucci deu o primeiro passo para garantir a condição de cabeça de chave no US Open. Na estreia do Masters 1000 de Cincinnati, o número 33 do mundo venceu duelo de canhotos com o tcheco Jiri Vesely, 45º, nesta segunda-feira, 17, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/2.

Na segunda rodada, Bellucci terá um desafio maior contra outro tcheco, o número 6 do mundo Tomas Berdych. O retrospecto completo aponta vantagem de 3 a 2 para Berdych. Em torneios de primeira linha, o tcheco venceu no piso duro de Brisbane 2010 e de Indian Wells 2011 e Bellucci levou a melhor no saibro de Madri, também em 2011.

O canhoto soma 5 vitórias em 32 jogos contra top 10 e não vence um rival desse seleto grupo desde Gstaad 2012. Provisoriamente, Bellucci estaria entrando na faixa dos 32 melhores do mundo, o que garantiria a condição de cabeça de chave no US Open. O ranking que define os pré-classificados no Grand Slam americano será o da próxima segunda-feira.

Publicidade

Bellucci iniciou a partida com uma quebra e liderou até o 4/1, depois de enfrentar o primeiro break point. Sacando em 4/3, o paulista conseguiu igualar um game que estava 0-40, mas acabou perdendo o serviço. Os dois jogadores ainda escaparam de games com 0-30 antes do tiebreak e Bellucci levou a melhor no desempate, com um mini break para fazer 6-4.

O início do segundo set teve oportunidades de quebra para os dois lados, somente o paulista aproveitou e praticamente garantiu a vitória. O tcheco desperdiçou um break point ainda no segundo game e perdeu cinco games seguidos. Vesely ainda salvou quatro match points no serviço, em 1/5, mas Bellucci confirmou a vitória em seguida em um game com dois aces, fechando após 1h28.

Apesar do segundo set tranquilo, os números da partida foram parecidos. Ambos venceram 70% dos pontos com o primeiro saque. Bellucci teve um aproveitamento de primeiro serviço pior (57% a 59%), mas levou vantagem ao explorar o segundo saque do tcheco, vencendo 62% desses pontos. Em todo o jogo, o paulista venceu apenas sete pontos a mais (76 a 69), sendo que o primeiro set teve empate por 43 pontos.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.