Polícia

Bombeiros de Sobradinho atenderam 38 ocorrências em dezembro

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atenderam 38 ocorrências ao longo do mês de dezembro de 2025. No período, foram registrados nove acidentes veiculares, uma operação de busca e salvamento, 11 incêndios, uma manutenção em via pública, duas remoções de enxames, três remoções de pacientes acamados e 11 atendimentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Para o combate às ocorrências, foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água.

Com sede em Sobradinho, a corporação atua em toda a região Centro Serra, atendendo também os municípios de Ibarama, Passa Sete e Lagoa Bonita. O contato de emergência é o número (51) 99719-3193, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp. Desde o início da atual safra, já foram registrados cinco incêndios em estufas de fumo.

LEIA MAIS: Joel Dittberner assume como comandante dos Bombeiros em Santa Cruz

Publicidade

Diante do aumento dos riscos durante o período de secagem do tabaco, os bombeiros reforçam o alerta aos produtores rurais sobre a importância da revisão e manutenção preventiva das estufas. Entre as principais orientações estão a instalação de tela de proteção, que impede o contato direto das folhas secas com os canos, e a limpeza frequente do local. Canos furados ou com acúmulo de fuligem representam elevado risco de incêndio. A tecedeira também deve estar bem regulada e utilizar linha de boa qualidade, garantindo firmeza na costura das varas de fumo.

Outro cuidado essencial diz respeito ao controle da temperatura durante o processo de secagem, com atenção constante à intensidade do calor no forno. Em caso de incêndio, a orientação é fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar as chamas, desligar a energia elétrica e desconectar os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares. Os bombeiros alertam que não se deve, em hipótese alguma, jogar água na fornalha ou quebrar o telhado da estufa.

LEIA TAMBÉM: Mais duas estufas de tabaco são atingidas por incêndios em Candelária

Publicidade

Ao acionar o socorro, é recomendado que uma pessoa permaneça à margem da estrada para orientar rapidamente a equipe até o local da ocorrência. Caso o chamado tenha sido feito e o proprietário constate que não há mais risco de propagação do fogo para galpões, varandas ou residências, ou ainda que não exista possibilidade de salvar a estufa, uma nova ligação pode ser realizada para suspender o atendimento, evitando deslocamentos desnecessários. A corporação também pode fornecer o registro da ocorrência, documento que pode ser utilizado para fins de acionamento do seguro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.