Para marcar a data, ao longo desta segunda-feira, 16 de junho, veículos da corporação estão expostos em frente à Casa da Cultura em Sobradinho
Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho estão em contagem regressiva para o aniversário de 25 anos da instituição. A Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho foi oficializada em 16 de junho de 2000, em reunião coletiva no auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho.
O Jornal Gazeta da Serra registrou em matéria na ocasião: “Adão Weber destaca que a palavra ‘bombeiro’ não se limita apenas em apagar incêndios. Weber argumenta que os ‘os bombeiros voluntários estarão aptos a realizarem diversos serviços: prevenção e extinção de incêndios; busca e salvamento em montanhas; busca e salvamento aquáticos; resgate rodoviário; primeiros socorros; transporte de emergência; entre outros’.”
Desde sua criação, a entidade é marcada pela persistência e um laço forte com a comunidade. Em entrevista à Gazeta, o atual presidente da entidade, Júnior Fardin, e o vice-presidente Fabricio Ceolin, relembraram alguns tópicos desta trajetória, entre desafios e conquistas, que agora comemora seu Jubileu de Prata.
Publicidade
O trabalho dos bombeiros, pessoas da comunidade que prestam relevantes serviços de forma voluntária, nasceu envolto em uma vontade expressiva de contribuir e permeado por muita dedicação. Adão Weber, idealizador, fundador e atual patrono da entidade, segundo os atuais gestores, bateu em várias portas em busca de apoio e organizou rifas em busca de recursos.
Uma edição do jornal Gazeta da Serra à época divulgou os esforços realizados. Com uma das cópias dessa edição indo parar em Ijuí, através de sobradinhenses que lá trabalhavam, foram iniciados os empenhos para que um caminhão de bombeiros da Alemanha fosse direcionado para a entidade, sonho que se concretizou. Fabricio também recordou que, antes disso, o equipamento que os bombeiros tinham para atendimento em acidentes era uma maca, e utilizavam viatura da Brigada Militar para socorrer os acidentados.
Os anos passaram, mas a vontade manteve-se a mesma, sempre em busca de contornar as dificuldades e ir atrás de melhorias com o apoio da comunidade, superando a falta de grandes recursos, dialogando com o poder público e diversos apoiadores para manterem a instituição em atividade permanente e buscando evoluir através dos investimentos, como em veículos e equipamentos e também em formações. A conquista de mais apoio e investimentos são uma luta histórica dos bombeiros voluntários.
Publicidade
A sede da entidade foi construída no terreno oriundo de comodato com a Comunidade Evangélica de Sobradinho, parte dela com tijolos doados pelo Atlético Esportivo Sobradinho, provando a confiança e a cooperação criada com o passar dos anos.
Apesar das dificuldades presentes, ambos afirmaram que o reconhecimento pela população se materializa não apenas em gestos de agradecimento e apoio, mas também ao visualizarem as pessoas atendidas em dias comuns e lembrarem da importância do atendimento prestado a elas.
Nestas mais de duas décadas, muitas figuras anônimas se tornaram verdadeiros heróis ao deixar suas casas e ofícios e trajar suas fardas para salvar vidas e bens da população. “São muitas pessoas, são muitas mãos neste trabalho de 25 anos, para se ter o que se tem hoje”, reforçou Fabricio. “25 anos de gratidão à comunidade, que sempre acreditou na corporação, no trabalho que foi feito. A gente olha para trás e vê o esforço dos primeiros, vemos a evolução que foi se tendo neste tempo”, frisou Júnior, destacando ainda as conquistas que almejam para fortalecer cada vez mais a corporação.
Publicidade
Os 25 anos serão comemorados com jantar no dia 28 de junho. Por marcar a comemoração de um momento muito especial, contará também com apresentações artísticas do músico Guilherme Trindade e do Mágico Eddy. As Bodas de Prata também serão marcadas com a inauguração da Galeria dos Ex-presidentes, para valorizar e eternizar aqueles que se dedicaram e estiveram à frente da corporação.
O jantar ocorrerá no Salão da Comunidade Evangélica de Sobradinho, contando com um cardápio diverso. As fichas, no valor de 80 reais, podem ser adquiridas entrando em contato com os membros da entidade.
O Corpo de Bombeiros Voluntários, que conta hoje com 29 membros e atua em cinco municípios da região (Sobradinho, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Segredo), atende através do número (51) 9 97 193 193.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
This website uses cookies.