Categories: Esportes

Boston desiste da candidatura para receber os Jogos Olímpicos em 2024

Preocupados com a forte oposição pública, a Prefeitura de Boston e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira, 27, que a cidade não será mais candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2024. A entidade norte-americana agora vai buscar uma nova cidade para ser opção para a Olimpíada. Los Angeles é a opção mais forte a substituir Boston.

A cidade havia sido oficialmente anunciada como candidata americana na próxima disputa olímpica em janeiro deste ano. Boston superara cidades como Washington e São Francisco para ser eleita como representante dos Estados Unidos na disputa com Paris, Roma, Budapeste e Hamburgo.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai definir a sede da Olimpíada de 2024 somente em 2017. Mas todos os concorrentes devem se inscrever na disputa até 15 de setembro. Com a renúncia de Boston, o comitê dos Estados Unidos ainda têm quase dois meses para escolher novo representante no pleito.

Publicidade

Apesar da vitória na eleição interna em janeiro, a candidatura de Boston nunca contou com apoio popular. Desde o início da campanha, moradores questionavam autoridades a respeito dos custos do projeto, estimados em US$ 8,6 bilhões (cerca de R$ 29 milhões). Provocadas pelo público, autoridades negaram qualquer investimento público e garantiram que todo o dinheiro viria de investidores privados.

Mesmo assim, a candidatura não passou a contar com apoio da população da cidade e nem do Estado de Massachusetts. “Não conseguimos o apoio da maior parte dos cidadãos de Boston”, admitiu Scott Blackmun, diretor-presidente do Comitê Olímpico dos EUA. “Portanto, o comitê não acredita que o nível de apoio recebido possa fazer com que a candidatura de Boston supere grandes rivais, como Paris, Roma, Hamburgo, Budapeste ou Toronto.”

Os Estados Unidos fracassaram nas duas últimas tentativas de abrigar uma Olimpíada, após Nova York e Chicago se candidatarem respectivamente aos Jogos de 2012 e 2016. O primeiro deles aconteceu em Londres, enquanto a próxima edição do evento será no próximo ano, no Rio. A Olimpíada de 2020 ocorrerá em Tóquio, no Japão.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.