Categories: Esportes

Brasil é ouro no revezamento 4×200 metros livre e soma 11 medalhas na natação

O Brasil teve uma disputa acirrada com os Estados Unidos nos 4×200 metros livre e conseguiu a medalha de ouro nesta quarta-feira, 15, no Pan de Toronto, com direito a recorde. No fim, os norte-americanos, que tinha fechado a prova em segundo lugar, acabaram eliminados (Michael Weiss usou uma tala na mão, o que é proibido), o que não tirou a emoção da disputa. Com isso, Canadá foi prata e a Venezuela ficou com o bronze.

Luiz Melo foi o primeiro a cair na água e deixou o time verde e amarelo no segundo lugar, atrás apenas da Argentina. Na sequência, João de Lucca, que já havia faturado um ouro nesta quarta, teve grande desempenho e colocou o país na liderança. Thiago Pereira e Nicolas Oliveira mantiveram a vantagem e confirmaram o primeiro lugar. O recorde anterior da prova pertencia ao próprio Brasil, no Pan de 2007.

O triunfo representou a 21ª medalha de Thiago Pereira em Jogos Pan-Americanos. Pouco antes, ele havia levado o bronze nos 200m peito. Com 14 ouros, três pratas e quatro bronzes, o brasileiro está a uma medalha de igualar o ginasta cubano Eric Lopez Rios, que é o atleta com mais pódios na história da competição.

Publicidade

Apesar de os brasileiros terem conquistdo o ouro no revezamento, eles ainda não receberam a medalha nesta quarta. A cerimônia de pódio foi adiada porque os norte-americanos entraram com um recurso após serem desclassificados. “Eu queria já sair daqui hoje com este ouro do revezamento, mas os Estados Unidos recorreram e a cerimônia ficou para amanhã”, lamentou Thiago.

O resultado ainda representa a terceira medalha do Brasil por equipes na natação em Toronto. Antes, Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini tinham vencido o ouro no revezamento 4×100 livre (Thiago Pereira participou da eliminatória). Além disso, a equipe feminina levara o bronze no revezamento 4x100m livre.

Nos 200 metros livre feminino, não teve hino do Brasil tocando em Toronto. Mas a bandeira verde e amarela marcou presença no pódio. Manuella Lyrio quebrou o recorde sul-americano com 1m58s03 e chegou em terceiro lugar, conquistando o bronze. O Brasil ainda foi novamente ao pódio nos 200 metros costas masculino. Com o tempo de 1m58s27, Leonardo de Deus também conquistou o bronze

Publicidade

Ao todo, o Brasil soma 11 medalhas em dois dias de disputa da natação. Foram cinco ouros e seis bronzes. Na modalidade, o país fica atrás apenas do Canadá, que soma cinco ouros, sete pratas e um bronze.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.