Esportes

Brasil é surpreendido e leva virada do Japão em amistoso

O Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2 nesta terça-feira, 14, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi o segundo amistoso da Data Fifa. No primeiro, a Seleção Brasileira havia goleado a Coreia do Sul por 5 a 0. Em novembro, na última Data Fifa do ano, o Brasil enfrenta Senegal e Tunísia em Londres e Paris. Em março do próximo ano, o Brasil deve enfrentar a França e Holanda em amistosos nos Estados Unidos.

O Japão criou uma chance clara aos 22 minutos. Doan fez uma bela jogada individual pela direita e deu o passe para Minamino, que bateu cruzado. Ueda tentou completar para a rede na pequena área, mas o desvio foi fraco e a bola saiu à direita. O Brasil abriu o placar aos 26 minutos. Bruno Guimarães recebeu de Lucas Paquetá e deu um belo passe em profundidade para Paulo Henrique, que apenas deu um tapa no canto direito para tirar do goleiro. O segundo saiu aos 32. Lucas Paquetá deu um passe em cavadinha e Gabriel Martinelli pegou de primeira com a canhota para estufar a rede no canto esquerdo.

LEIA MAIS: Eisstocksport: Torneio Internacional da Oktoberfest fecha com chave de ouro

Publicidade

O Brasil errou na saída logo aos sete minutos e o passe de Fabrício Bruno saiu no pé de Minamito. De frente para o gol, bateu forte no ângulo direito para tirar do alcance de Hugo Souza. Aos nove minutos, Ito entrou na vaga de Kubo e Doan passou a atuar mais adiantado. Na marca dos 12 minutos, Carlo Ancelotti promoveu três mudanças na Seleção Brasileira. Joelinton, Rodrygo e Matheus Cunha entraram nas vagas de Bruno Guimarães, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.

O Japão empatou aos 17 minutos. Ito cruzou da direita e Nakamura bateu de primeira. Fabrício Bruno tentou afastar, mas mandou para a própria rede. Em um momento de pressão japonesa, o Brasil chegou a marcar aos 21, mas Luiz Henrique estava impedido ainda na origem da jogada. Aos 25, Ito alçou a bola na área, Ueda cabeceou e após desvio em Fabrício Bruno, a bola tocou no travessão. Na sequência, o Japão virou o placar. Em cobrança de escanteio de Ito pela esquerda, Ueda subiu para cabecear. Hugo Souza falhou ao tentar defender.

LEIA MAIS: FlyBoys conquista títulos estaduais no sub-15 e sub-17 de forma invicta

Publicidade

Aos 30 minutos, novas alterações foram realizadas. Machino e Soma entraram no Japão, nas vagas de Ueda e Nakamura. No Brasil, Caio Henrique, Richarlison e Estêvão entraram nas vagas de Carlos Augusto, Lucas Paquetá e Luiz Henrique. Mochizuki e Ogawa entraram aos 40 nas vagas de Doan e Kamada. Aos 42, Tanaka arriscou de longe e Hugo Souza quase falhou novamente. Por sorte, a bola subiu e passou acima do travessão. Apesar da pressão, a Seleção Brasileira não conseguiu chegar ao gol de empate e amargou a primeira derrota para os japoneses.

LEIA MAIS: Santa-cruzense é destaque em Mundial de tiro prático na África do Sul

AMISTOSO
JAPÃO 3 x 2 BRASIL

Publicidade

Local: Ajinomoto Stadium, em Tóquio
Data: 14/10/2025, terça-feira
Horário: 7h30 (de Brasília)
Arbitragem: Kim Jong-hyeok, auxiliado por Park Kyun-yong e Jang Jong-pil
VAR: Ko Hyung-jin (quarteto sul-coreano)
Cartões amarelos: Doan (Japão) e Estêvão (Brasil)
Gols: Paulo Henrique (Brasil) – 26min/1º, Gabriel Martinelli (Brasil) – 32min/1º, Minamino (Japão) – 7min/2º, Nakamura (Japão) – 17min/2º e Ueda (Japão) – 26min/2º

JAPÃO: Zion Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino (Tanaka), Kamada (Ogawa) e Doan (Mochizuki); Kubo (Ito), Ueda (Machino) e Nakamura (Soma)
Técnico: Hajime Moriyasu

BRASIL: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Vinicius Júnior (Rodrygo) e Gabriel Martinelli (Matheus Cunha)
Técnico: Carlo Ancelotti

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.