ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Brasil empata sem gols com a Inglaterra em confronto morno

O primeiro desafio da seleção brasileira na Europa sob o comando de Tite acabou em um empate morno com o time misto da Inglaterra. Jogando em Londres em um Wembley quase lotado, em seu último confronto do ano, a equipe nacional não conseguiu furar as sólidas linhas defensivas inglesas nesta terça-feira. Gareth Southgate posicionou seu time em seu próprio campo, apostando nos contra-ataques, que não levaram perigo, mas que bloquearam a movimentação ofensiva de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Depois de uma vitória sem brilho por 3 a 1 sobre o Japão, em Lille, Tite esperava um espírito de Copa do Mundo em seus jogadores. Empenho de fato não faltou. Em todo o primeiro tempo o Brasil teve maior posse de bola, e dominou as ações ofensivas. Mas em nenhum momento conseguiu resolver de forma eficiente nos últimos metros da defesa adversária usando o talento individual de Neymar, Jesus ou Coutinho. Diante de uma defesa sólida, formada por Maguire, Stones e Gomez, as infiltrações não deram certo.

ads6 Advertising

Publicidade

Aos 10, Neymar avançou pela esquerda, e na entrada da grande área tentou um novo chute, sem precisão e sem perigo. Um minuto depois, a marcação sob pressão do Brasil na saída de bola da Inglaterra surtiu efeito, na roubada um cruzamento encontrou Jesus na área, que de cabeça teve a melhor chance do Brasil, obrigando Hart à boa defesa.

Essa dinâmica continuou na primeira metade do tempo inicial. A Inglaterra ameaçou em raras oportunidades, como aos 17, pela esquerda, quando Rashford fez jogada individual, avançou sobre a marcação e mandou um chute forte de fora da área, para defesa firme de Alisson.

ads7 Advertising

Publicidade

Ainda no primeiro tempo, Southgate foi obrigado a fazer substituição, trocando Loftus-Cheek por Lingard e ampliando o número de reservas ingleses em campo.

Na segunda etapa, o jogo se tornou mais franco, mas ainda assim sem objetividade. Logo no início, Neymar encontrou Coutinho impedido. O árbitro não deu, e o atacante do Liverpool, quase caindo, ainda chutou para defesa de Hart, na oportunidade mais clara da partida até então. O Brasil já era mais agressivo, chegando melhor à área da Inglaterra, mas sem traduzir o domínio em chances claras de gol.

ads8 Advertising

Publicidade

Ainda tentando soluções, Tite mandou a campo Firmino no lugar de Jesus. As alterações começaram a surtir efeito. Em arrancada individual, Fernandinho avançou no centro do campo e, sem marcação, chutou forte e rasteiro de fora da área, acertando a trave direita de Hart, na jogada mais perigosa da partida. Na sequência, Willian recebeu de Marcelo dentro da área, mas foi bloqueado no momento do chute.

A essa altura o jogo havia crescido em emoção. Paulinho, aos 38, invadiu a área e chutou forte para grande defesa de Hart, que rebateu com o peito para escanteio. Aos 43 a Inglaterra respondeu com Solanke, que recebeu cruzamento na entrada da pequena área e obrigou Alisson a uma grande saída. No final da partida, Neymar tentou sem sucesso deixar o seu contra a Inglaterra – único campeão do mundo que não foi vazado pelo craque brasileiro. Mais agressivo, o time de Tite acabou não sendo premiado com o gol, fechando com um empate o ano da seleção brasileira.

AMISTOSO INTERNACIONAL
INGLATERRA 0 a 0 BRASIL

Publicidade

Data e hora: 14 de novembro de 2017, terça-feira, 18h (de Brasília)
Local: Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Artur Soares Dias (Portugal)
Cartões amarelos: Livermore (Inglaterra); Daniel Alves (Brasil)

INGLATERRA
Hart; Joe Gomez, Stones e Maguire; Walker, Livermore (Danny Rose), Dier e Bertrand (Ashley Young); Loftus-Cheek (Lingard), Rashford (Abraham) e Jamie Vardy (Solanke)
Técnico: Gareth Southgate

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho), Philippe Coutinho (Willian) e Neymar; Gabriel Jesus (Roberto Firmino)
Técnico: Tite

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta