ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Brasil enviará comitiva a Israel para conhecer spray contra a Covid-19

ads3

ads4

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa terça-feira, 16, em um vídeo publicado nas redes sociais, que enviará uma comitiva brasileira para conhecer o spray nasal EXO-CD24, contra a Covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel.     

“Estamos acertando também uma comitiva que vai a Israel, do spray para curar a Covid-19, o EXO-CD24. Se Deus quiser, vai dar certo”, disse em um vídeo gravado na praia de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. O presidente e familiares passam o período de Carnaval hospedados no Forte Marechal Luz, uma área militar reservada. 

ads6 Advertising
Anvisa receberá pedido para análise de spray contra Covid, diz Bolsonaro

Publicidade

“Pelo que tudo indica, o tratamento da Covid em casos graves, através desse spray, tem tudo para dar certo”, acrescentou o presidente. Segundo ele, o Brasil deve participar da próxima etapa de testes do produto, que está na fase 3.

“Já conversamos com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Uma vez entrando a documentação de praxe, para o tratamento experimental, eu acredito que a Anvisa tem tudo para dar o sinal verde e começarmos também a testar no Brasil.” Na sexta-feira, 12, Bolsonaro falou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o assunto. 

ads7 Advertising
Pesquisadores israelenses criam remédio promissor contra Covid-19

Publicidade

Inpi

Em seu site, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) disponibiliza informações de diversas fontes sobre pesquisas pelo mundo em tecnologias relacionadas à Covid-19, inclusive medicamentos. De acordo com o Inpi, em publicação no dia 8 de fevereiro, os testes de fase 1 com o EXO-CD24 já foram concluídos.

“O hospital anunciou que a substância EXO-CD24 foi administrada a 30 pacientes cujas condições eram moderadas ou piores e todos os 30 se recuperaram – 29 deles em três a cinco dias. O medicamento combate a tempestade de citocinas, que se acredita ser responsável por muitas das mortes associadas à doença. Ele usa exossomos – pequenos sacos transportadores que transportam materiais entre as células – para entregar uma proteína chamada CD24 aos pulmões, que o grupo de estudo está pesquisando há décadas. Esta proteína ajuda a acalmar o sistema imunológico e conter a tempestade”, diz a publicação.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta