Categories: Esportes

Brasil estreia nas Eliminatórias da Copa contra o Chile

Um time que nunca ficou de fora de uma Copa do Mundo, uma invencibilidade de 15 anos e um treinador que coleciona sete vitórias seguidas sobre o adversário. Na teoria, a seleção treinada por Dunga não tem com o que se preocupar. Mas, na vida real, a história é diferente. Contestada desde o vexame em casa, ano passado, a equipe pentacampeã do mundo inicia às 20h30 desta quinta-feira, 8, em Santiago, contra o Chile, naquela que se desenha a mais dramática eliminatória da história, a busca por uma vaga na Copa de 2018, que será na Rússia.

Os adversários são os de sempre, mas a fase é boa: dos dez primeiros do ranking da Fifa, quatro são sul-americanos – Argentina (atual vice-campeã mundial), Colômbia, Chile (campeão da Copa América 2015) e o próprio Brasil. Há ainda o Uruguai e o Paraguai, que tirou a seleção nas últimas duas edições do torneio da Confederação Sul-Americana. Além disso, o time canarinho nunca esteve tão fragilizado.

O primeiro jogo já mostra a dificuldade. Diante de cerca de 40 mil torcedores rivais, os brasileiros vão enfrentar a melhor geração da história do futebol chileno. Em julho, o time ganhou pela primeira vez a Copa América, também em casa, e agora quer estabelecer mais um fato inédito: ir pela terceira vez seguida a uma Copa.

Publicidade

A última derrota do Brasil para os chilenos foi em 2000, quando a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo caiu por 3 a 0, no mesmo Estádio Nacional, onde joga hoje. Desde então, são 11 vitórias e três empates. “A desconfiança é normal. Todos que trabalharam na seleção passaram por isso. O que temos que fazer, a partir de agora, é trabalhar e vencer os jogos. Não tem segredo”, disse Dunga, que assumiu em agosto do ano passado o comando da seleção, logo após a queda na Copa do Mundo do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha. Desde então, a seleção tenta resgatar o prestígio perdido. Dunga venceu os 14 amistosos que fez. Mas, no primeiro torneio oficial, a Copa América, a seleção caiu diante do Paraguai nos pênaltis.

ELIMINATÓRIAS 2018
CHILE X BRASIL

Data: 8 de outubro – Quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Santiago – Chile
No ar: RBS TV e Sportv
Arbitragem: Roddy Zambrano (Equador)

Publicidade

CHILE
Bravo; Francisco Silva, Medel e Gonzalo Jara; Isla, Marcelo Díaz, Gutiérrez, Arturo Vidal ou Mark González e Valdívia; Alexis Sánchez ou Orellana e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

BRASIL
Jefferson; Fabinho, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Luiz Gustavo, Willian, Oscar e Douglas Costa; Hulk. Técnico: Dunga

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.