ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Brasil na trilha de futuros da Unesco

Estou em Paris para o Fórum Global de Futures Literacy da Unesco. Futures Literacy significa alfabetização para o futuro. Vim buscar uma forma para que o Brasil acesse este caminho juntamente com outros países, como Finlândia e Austrália, e assim contribuir para que o governo, a população e o mundo do trabalho compreendam melhor como o futuro já faz parte do nosso presente.

Não estamos alfabetizados para os futuros que se aproximam. Embora a palavra alfabetizado remeta à infância, na verdade estou falando dos adultos. As crianças e os jovens de hoje têm um perfil mais preparado para viver nas próximas décadas, e os jovens do futuro viverão em uma sociedade remodelada através das iniciativas de mudança que já vivemos hoje.

ads6 Advertising

Publicidade

Em primeiro lugar, ser capaz de existir de forma íntegra e autônoma como cidadão planetário. Pensar, falar e agir de forma coerente, gerenciar a si mesmo nas questões internas e externas e comportar-se de maneira proativa socialmente, sem as mesmas ladainhas vitimistas de sempre. Mindfulness e espiritualidade são essenciais.

Significa também viver os valores universais de respeito, ética, generosidade e autenticidade, e se relacionar em grupo de forma positiva. A capacidade de estar em grupos diferentes em harmonia predomina nos próximos anos.

ads7 Advertising

Publicidade

Estar alfabetizado para o futuro também requer fluência digital e aprender o idioma do futuro, que contém termos, ferramentas e metodologias que permitem falar e construir futuros de forma pragmática. Não podemos mais filosofar sobre o futuro ou nos limitarmos à inovação. Ela tem se mostrado frágil porque ainda estamos inovando para incrementar ou responder às novas demandas do mercado.

Em 2020 as mudanças sobem de nível, e muito do que foi falado até agora começa a acontecer: automação, mobilização e extinção de profissões e negócios que não atendem mais à exigência social.

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta