O adversário não poderia ser melhor para a seleção brasileira fechar o ano na zona de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo da Rússia 2018. O Peru não vai a uma edição do principal torneio da Fifa desde 1982, não vence o Brasil há 40 anos e faz uma campanha pior que a da equipe de Dunga neste começo de competição. Para pressionar ainda mais os visitantes, cujo maior destaque é o centroavante Paolo Guerrero, do Flamengo, o time canarinho ainda vai contar com a Arena Fonte Nova, em Salvador, lotada para o duelo das 22 horas (de Brasília) desta terça-feira, 17.
Neste cenário favorável, a seleção tenta manter a invencibilidade na Bahia e subir na tabela de classificação das Eliminatórias. A equipe nacional vai a campo com um formação ofensiva para tentar a segunda vitória. O time está em quarto lugar, com quatro pontos, e vem de empate em 1 a 1 com a Argentina na última sexta-feira em Buenos Aires. Aliás, o time alviceleste foi a maior decepção do torneio nessas três primeiras rodadas, pois ainda não venceu e ocupa apenas o nono e penúltimo lugar, com dois pontos – empatou duas vezes e perdeu uma.
Dunga faz suspense sobre a escalação do Brasil. Ele ensaiou a equipe com o meia-atacante Douglas Costa e o craque Neymar no setor mais ofensivo. O meia Renato Augusto foi testado no meio-campo. Se o treinador optar mesmo por mexer na equipe, o centroavante Ricardo Oliveira e o meia Lucas Lima devem perder a titularidade. Apesar de esboçar mudanças na seleção, Dunga não quis adiantar a formação inicial de hoje. “Depende do adversário”, desconversou ele, que não escondeu o desconforto ao ser questionado se fica ameaçado no cargo em caso de revés em Salvador. “A cobrança é normal no futebol. Ameaçado é uma palavra um pouco forte. Penso sempre em fazer um trabalho a longo prazo”, argumentou.
Publicidade
A partida contra os peruanos é a 20ª de Dunga na seleção desde o seu retorno ao comando técnico em meados do ano passado, após o vexame da equipe de Felipão no Mundial do Brasil. Ele coleciona 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. Apesar do bom retrospecto, o time é questionado por parte da torcida e da imprensa. Em junho, foi eliminado pela Colômbia nas quartas de final da Copa América, no Chile. Nestas Eliminatórias para a Rússia 2018, ainda não venceu fora de casa. Na Bahia, contudo, o time tem encontrado recepção mais animada do que a vista em Fortaleza, onde enfrentou a Venezuela em outubro. “Vamos buscar surpreender o adversário”, avisou Dunga.
ELIMINATÓRIAS 2018
BRASIL X PERU
Data: Terça-feira – 17 de novembro
Horário: 22 horas
Local: Arena Fonte Nova – Salvador
Arbitragem: Hernando Buitrago (Colômbia)
Publicidade
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Lucas Lima e Willian; Douglas Costa ou Ricardo Oliveira e Neymar. Técnico: Dunga
PERU: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia, Lobatón, Reyna e Farfán; Pizaro e Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca
Publicidade
This website uses cookies.