Categories: Esportes

Brasil vence por 2 a 1, se classifica e elimina Venezuela

O Brasil precisava pelo menos empatar com a Venezuela neste domingo, 21, no Estádio Monumental, em Santiago, para seguir na Copa América. Fez mais que isso. Mesmo sem Neymar, os comandados de Dunga fizeram sua melhor partida na competição, venceram o confronto por 2 a 1, conseguiram terminar a primeira fase na liderança do Grupo C e agora enfrentam o Paraguai. Já a Venezuela, que conseguiu marcar um gol aos 38 minutos da segunda etapa, acabou desclassificada com o a derrota. Os gols foram anotados por Thiago Silva e Firmino. Miku descontou para os venezuelanos. 

O único desfalque de Dunga para a partida foi justamente do jogador considerado o craque da equipe. Neymar levou gancho de quatro jogos devido aos episódios da partida contra a Colômbia e não deve mais atuar na Copa América. Assim, o treinador optou por colocar Robinho na posição. Fred, que não teve um bom desempenho contra a Colômbia, foi para o banco para a entrada de Philippe Coutinho. Diferente do que se imaginava, Miranda, e não Thiago Silva, assumiu a faixa de capitão. 

O confronto das quartas de final entre Brasil e Paraguai acontece no próximo sábado, 27, às 18h30, em Concepción. Os demais jogos serão: na quarta-feira, Chile e Uruguai; na quinta, Bolívia e Peru; na sexta, Argentina e Colômbia. Os três às 20h30. 

Publicidade

Thiago Silva abriu o placar aos oito minutos da primeira etapa. Foto: Divulgação/Copa América

Primeiro tempo

Publicidade

Precisando vencer para seguir na competição – caso perdesse ficaria em último lugar e voltaria para casa –  o Brasil entrou em campo com uma postura ofensiva. Nos minutos iniciais, chegou ater 72% de posse de bola. Procurando espaços para balançar as redes desde o apito inicial, os comandados conseguiram abrir o placar aos oito minutos, com gol de zagueiro. Em cobrança de escanteio, Robinho cruzou e Thiago Silva, na marca do pênalti, mandou uma bomba e abriu o placar. 1 a 0 Brasil! 

A segunda chance real de gol também foi do Brasil. Aos 15 minutos, Daniel Alves deu passe para Robinho, que finalizou de fora da área. A bola passou perto, mas acabou saindo. Aos 23, foi a vez de Willian dar um lançamento para Filipe Luís, que mandou uma bomba. Coube a Baroja espalmar e salvar a Venezuela. A seleção criou outra boa oportunidade aos 38. Robinho lançou para Willian, que conseguiu se livrar do marcador e finalizar, mas o goleiro foi eficiente e segurou firme. Os comandados de Sanvincente seguiam sem conseguir criar chances, enquanto os brasileiros tentavam ampliar o placar para ficar em uma situação mais confortável.  No fim, a etapa terminou sem que os venezuelanos tivessem nenhuma chance real de balançar as redes. 

Publicidade

Os brasileiros não deram espaço para a Venezuela atacar no primeiro tempo. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Segundo tempo

Na segunda etapa o jogo ficou mais franco, com ambas as equipes buscando o gol. Os venezuelanos chegaram em uma cobrança de falta aos dois minutos, mas Miranda conseguiu cortar. O Brasil respondeu no minuto seguinte. Em mais uma cobrança de escanteio, Willian colocou na área, Thiago Silva subiu e cabeceou com perigo, mas desta vez Baroja conseguiu defender. Saindo mais para atacar, a Venezuela acabou dando mais espaços para o time brasileiro. Assim, a diferença no placar foi ampliada ainda nos minutos iniciais. Aos seis, Willian fez bela jogada pela esquerda, cruzou na área e Roberto Firmino chegou para balançar as redes. 2 a 0 para o Brasil!

Publicidade

A primeira chance efetiva da seleção venezuelana aconteceu somente aos dez minutos da segunda etapa. Arango cobrou falta de longe com muita categoria, mas Jefferson se esticou e conseguiu desviar. Na resposta, o Brasil puxou contra-ataque. Philippe Coutinho mandou para Robinho, que arriscou de fora da área, mas chutou fraco e Baroja defendeu. 

Com o resultado de 2 a 0, a Venezuela ia se desclassificando da competição. Para reverter esse placar, o time passou a ficar mais ofensivo. O Brasil, por sua vez, diminuiu o ritmo e permitiu que o time de Sanvincente criasse oportunidades. Aos 12 minutos, Martínez recebeu na área, se livrou do marcador e chutou, mas não pegou bem na bola e o goleiro brasileiro não teve dificuldades para defender. Já aos 25, Guerra recebeu na linha de fundo e mandou para González, que cortou David Luiz e chutou, mas a bola explodiu em Thiago Silva. Aos 31, González arriscou de fora da área e a bola subiu, passando próximo ao poste superior de Jefferson. 

Depois de sofrer pressão da Venezuela, o Brasil conseguiu chegar com perigo aos 35. Após de cobrança de escanteio, a Venezuela afastou, Daniel Alves conseguiu lançar de novo na área e David Luiz finalizou de bicicleta, mas Baroja defendeu. Os venezuelanos ainda conseguiram diminuir a diferença aos 38. Arango cobrou falta com categoria, Jefferson espalmou, a bola bateu na trave e, na sobra, Miku Fedor mandou para dentro das redes. O gol deu esperanças para os venezuelanos, que passaram a pressionar o Brasil. Apesar das investidas, o time não conseguiu empatar e acabou desclassificado. 

Publicidade

Roberto Firmino fez o segundo gol brasileiro. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

COPA AMÉRICA 2015

BRASIL 2 X 1 VENEZUELA

Data: 21 de junho de 2015
Local: Estádio Monumental, Santiago
Horário: 18h30 (de Brasília)

Arbitragem: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Rodney Aquino e Carlos Cáceres (ambos do PAR)

Cartões amarelos: Vargas (Venezuela), Luis Seijas (Venezuela), Thiago Silva (Brasil)

Gols: Thiago Silva, do Brasil (8 min/2ºT), Firmino, do Brasil (6min/2ºT), Miku Fedor, da Venezuela (38 min/2ºT)

BRASIL

Jefferson, Dani Alves, Thiago Silva, Miranda e F. Luís; Fernandinho, Elias, Coutinho (Diego Tardelli) e Willian; Robinho (Marquinhos) e Firmino (David Luiz)Técnico: Dunga. 

VENEZUELA

Alain Baroja; Rosales, Vizcarrondo, Andres Tuñez e Cíchero; Rincón, Vargas (Josef Martínez), Luis Seijas(César González) e Juan Arango; A. Guerra (Miku Fedor) e José Rondón. Técnico: Noel Sanvincente. 

 

TI

Share
Published by
TI