Trabalho exploratório é realizado na localidade de Pinheiro, em área desapropriada do Estado
A área desapropriada do Estado na localidade de Pinheiro, em Candelária, um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, está sendo alvo de uma sondagem geológica. O objetivo é aprofundar o conhecimento do subsolo local e orientar futuras pesquisas, incluindo as relacionadas à riqueza de animais pré-históricos ali encontrados.
O trabalho é conduzido pela equipe liderada pelo professor Cesar Schultz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que é referência em Paleontologia. Ele tem o suporte técnico e histórico de Carlos Rodrigues – curador do Museu Aristides Carlos Rodrigues – e de Belarmino Stefanello.
LEIA TAMBÉM: Projeto científico revela as oportunidades no campo a alunos do interior de Santa Cruz
Publicidade
As análises buscam identificar possíveis camadas distintas em subsuperfície, obter dados paleomagnéticos e coletar informações estratigráficas. Isso é crucial para ampliar o entendimento geológico da região e balizar decisões e estudos científicos.
Candelária é nacionalmente conhecida como a “Terra dos Dinossauros” e possui um dos registros mais completos e com maior variedade de espécies da fauna de vertebrados do Período Triássico (entre 252 e 201 milhões de anos atrás).
LEIA TAMBÉM: Projeto de lei busca suspender a concessão dos blocos 1 e 2 de rodovias
Publicidade
A localidade de Pinheiro, onde ocorre a sondagem, já foi palco de descobertas importantes, como o réptil do Triássico Pinheirochampsa rodriguesi, identificado por pesquisadores da Unipampa, e o cinodonte Bonacynodon schultzi. Outras descobertas relevantes na região incluem o dinossauro primitivo Guaibasaurus candelariensis e o cinodonte Botucaraitherium belarminoi.
O Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues abriga réplicas de crânios e esculturas desses animais.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.