ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cabide Livre incentiva a doação de agasalhos em Santa Cruz

Mudar o mundo pode parecer uma tarefa utópica, mas quando atitudes simples conseguem alterar a realidade de bairros e cidades, essa missão começa a se concretizar. Em uma semana em que os termômetros marcam temperaturas negativas em Santa Cruz do Sul, o Movimento Canto Livre dá continuidade à uma ação que começou há dois meses e busca aquecer os dias de quem não tem muito para vestir.

Intitulado Cabide Livre, o projeto consiste em distribuir cabideiros em pontos estratégicos do município, sempre em espaços cobertos, para que as pessoas possam deixar agasalhos para doação. Da mesma forma, quem estiver precisando e avistar um dos cabides, pode retirar as peças para si. O psicólogo Leonardo Neves Peixoto, um dos articuladores da ação, explica que não é necessário pedir permissão ou avisar ninguém na hora de pegar um agasalho. “As pessoas nos perguntaram se não temos medo de que ‘roubem’ as roupas, mas é para roubar, é exatamente isso”, brinca.

ads6 Advertising

Publicidade

Na tarde de ontem, o grupo instalou mais duas unidades dos cabideiros, uma na Estação Rodoviária de Santa Cruz e outra no Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória. Conforme Diana, a ideia é fazer algo que impacte positivamente na sociedade. “Conversamos bastante sobre o movimento fazer a diferença, tentar dar aquele ajudinha que está ao nosso alcance. Aí em uma dessas conversas veio a questão do inverno que estava chegando, e o Leo lembrou de um projeto que fez em Porto Alegre uma vez pra que quem precisasse pudesse pegar roupas sem nenhuma burocracia”, lembra

Sobre o material utilizado na ação, Kampf explica que tudo foi feito a partir de objetos reciclados, que provavelmente iriam acabar no lixo. “Não gastamos absolutamente nada além da nossa dedicação, então é algo bem artesanal e que também tem um caráter sustentável”, frisou. Como o grupo ainda tem alguns cabideiros disponíveis, outros pontos da cidade devem receber a estrutura. Inclusive, quem tiver interesse em participar da ação, pode solicitar uma unidade pela página do grupo no Facebook ou pelo e-mail movimentocantolivre@gmail.com. “Além de ajudar quem pode estar precisando de mais calorzinho no inverno é uma ideia de consumo sustentável, porque cria essa rotatividade de bens e não simplesmente adquirir coisas novas, é mais sustentável pro planeta”, comemora Diana.

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta