ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cadastramento biométrico está adiantado em Santa Cruz

Os eleitores de Santa Cruz do Sul estão adiantados no processo de cadastramento biométrico. Faltando mais de um ano para o início da obrigatoriedade do registro no município, 27,30% da população votante já cadastrou as impressões digitais. Atualmente, o município conta com aproximadamente 100 mil eleitores, o que significa que 27.297 pessoas estão em dia com o novo sistema. 

De acordo com o chefe da Zona Eleitoral 162, Luiz Cláudio Costa, todas as pessoas que buscaram a confecção do título desde maio de 2013 estão com a biometria cadastrada. Em razão do porte do município, o órgão já está estimulando o processo para evitar congestionamentos no futuro. Até o momento, já passaram pelo cadastramento os municípios de Herveiras, Gramado Xavier, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Passo do Sobrado. Atualmente, o processo está em andamento em Vera Cruz. Santa Cruz do Sul é o último município da 40ª Zona Eleitoral a passar pelo cadastramento, o que deve acontecer entre 2019 e 2020. Ao todo, a região conta com 148.229 eleitores.

ads6 Advertising

Publicidade

Em Vera Cruz, situação oposta

A quatro meses do prazo final para o cadastramento biométrico dos eleitores de Vera Cruz, a procura da população do município pelo registro está abaixo do esperado. Até agora, 42,43% dos eleitores – cerca de 8.314 – fizeram o cadastro. A estimativa da 40ª Zona Eleitoral era de que pelo menos metade dos 19.587 votantes já tivesse passado pelo processo. O cadastramento em Vera Cruz chega ao fim no dia 14 de março do ano que vem. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e a reativação do documento – feita mediante o cadastro das digitais – leva em média 45 dias. 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta