Lavar bem os alimentos antes do consumo é uma das melhores formas de prevenção
Com o aumento dos casos de hipertensão arterial em todo o mundo, a conscientização sobre a importância da dieta na gestão dessa condição tornou-se essencial a fim de os indivíduos ampliarem os cuidados com a saúde e bem-estar.
Sobretudo diante do calor excessivo que acomete todo o estado do Rio Grande do Sul, surge essa preocupação, isso porque a temperatura ambiente pode ter um impacto significativo na pressão arterial. No Brasil, há um alerta vermelho de onda de calor pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativo para parte do Rio Grande do Sul. A previsão é de temperaturas com média de 40 graus nas cidades gaúchas. A situação pode causar risco à saúde, mas não deve se espalhar para o resto do país.
LEIA TAMBÉM: Falta de cuidados no calor pode levar a sobrecarga do sistema de saúde, avalia especialista
Publicidade
De acordo com a professora da Faculdade Anhanguera, Nathália Salomão, mestre em nutrição e alimentos, o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, um processo conhecido como vasodilatação. “A vasodilatação reduz a resistência ao fluxo sanguíneo, o que pode levar a uma diminuição da pressão arterial. Além disso, em climas quentes, a perda de líquidos através do suor pode levar à desidratação, que resulta na perda do volume sanguíneo alteração da pressão, aumento da frequência cardíaca, estresse térmico, entre outros pontos”, alerta.
Diante disso, a mestre em nutrição sugere que tanto no tratamento quanto na prevenção, a prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável são fundamentais para evitar ou ao menos dirimir esses problemas. “Entender quais alimentos ajudam no controle da hipertensão e quais devem ser evitados é essencial para a garantia de uma vida mais saudável”, destaca.
Nathália dá algumas dicas de alimentos que ajudam a equilibrar a pressão arterial. Confira:
Publicidade
Por fim, a nutricionista sugere que, adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e com o mínimo de alimentos processados e ricos em sódio é fundamental. Para mais informações sobre como controlar a hipertensão arterial através da dieta, consulte um médico, nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado.
LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
This website uses cookies.