ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Campanha da Afubra quer arrecadar 30 toneladas de alimentos

Na edição de 2020 da ação, loja matriz da Afubra, em Santa Cruz, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos e distribuiu 980 mudas | Foto: Luciana Jost Radtke

O Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), lançou na última segunda-feira, 2, a campanha “MuDá Alimento – Quem doa com amor, planta a esperança”. A iniciativa, que está em sua segunda edição e irá ocorrer paralelamente às atividades comemorativas dos 30 anos do Projeto Verde é Vida, acontece em todas as filiais da Afubra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível até uma das lojas da Afubra e trocar por uma muda de árvore nativa frutífera. Os itens arrecadados serão doados para entidades assistenciais dos municípios assistidos pela matriz e pelas filiais da Afubra.

O coordenador-geral do Verde é Vida, Adalberto Huve, frisa que a campanha, que tem uma boa aceitação da comunidade, pretende distribuir nesta edição 30 mil mudas e arrecadar 30 mil quilos. “No ano passado, a campanha ocorreu em setembro, junto às comemorações do Dia da Árvore. Em menos de um mês, distribuímos 24.176 mudas de árvores nativas e o resultado foi a arrecadação de 27.341 quilos de alimentos,” salienta.

Publicidade

Somente na matriz de Santa Cruz, a ação distribuiu 980 mudas e arrecadou mais de uma tonelada – foram 1.159 quilos. Na filial do Arroio Grande, as 300 mudas de árvores distribuídas renderam 350 quilos. De acordo com Huve, a campanha, que tem o propósito de atuar em duas frentes, a ambiental e a social, registrou uma largada bastante positiva em alguns municípios. “As 30 mil mudas de árvores foram distribuídas em nossas 28 unidades. Em algumas delas, a distribuição já atingiu mais de 30% do que é a meta. Então, acreditamos que até o fim do mês a disponibilidade tenha se esgotado”, comenta.

Publicidade

LEIA MAIS: Afubra reedita campanha “MuDáAlimento” a partir de agosto

Ele enfatiza a importância das doações nos dias atuais. “Embora existam muitas campanhas fomentando a doação de alimentos, agasalhos e outros itens, verificamos a necessidade de ajudar os mais necessitados. Até porque a pandemia continua e os reflexos causados por ela estão sendo sentidos por muitos ainda neste ano. Há pessoas que até o ano passado ajudaram com doações e agora, infelizmente, estão desempregadas, e são elas que precisam dessa ajuda”, esclarece Huve.

Publicidade

As mudas de 45 espécies nativas da Mata Atlântica e do Bioma Pampa são oriundas do Viveiro Agroflorestal da própria Afubra e ainda de viveiros parceiros. A Campanha MuDáAlimento 2021 tem o patrocínio de Adama, Husqvarna e Syngenta.

Publicidade

Trabalho permanente de preservação ambiental

O Projeto Verde é Vida, criado em 8 de agosto de 1991, realiza um trabalho permanente de ações voltadas à preservação do meio ambiente. O coordenador-geral do Verde é Vida, Adalber-to Huve, esclarece que a Campanha MuDá Alimento é apenas uma das ações realizadas ao longo do ano de sensibilização ambiental e educação rural. “Temos os trabalhos nas escolas, a parte operacional, a coleta de óleo saturado, a produção de sementes e tantas outras atividades”, des-taca Huve.

Dentro da programação de aniversário, desde o início deste mês até o dia 27 ocorre a Gincana Cooperativa Sul-Brasileira Verde é Vida, de maneira online. “Cerca de 700 pessoas, alunos e professoras de 47 escolas parceiras, distribuídas em 215 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participam com tarefas voltadas ao meio ambiente. A integração dos sete grupos é toda por meio do WhatsApp”, conta. Além disso, também está prevista a realização da etapa escolar da Mostra Científica e do Encontro Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais/Online, no dia 18. Um webinar de encerramento, com o tema Educação Socioambiental Rural, ocorrerá no dia 31 deste mês, ao vivo, pelo YouTube da Afubra.

Publicidade

LEIA MAIS: Verde é Vida apresenta a nova proposta de trabalho

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta