Educação

Campanha da Secretaria da Educação destaca importância da autodeclaração no Censo Escolar

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) começou, nesta segunda-feira, 9, uma campanha em seus canais oficiais sobre a autodeclaração de cor/raça e sua importância para a educação. Um dos destaques da campanha é o lançamento de um guia específico sobre a autodeclaração no Censo Escolar 2025. A ação conta, também, com ampla divulgação nas redes sociais e no site oficial. 

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica e o levantamento abrange suas diferentes etapas. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ele funciona em regime de colaboração entre as secretarias estaduais de Educação. Os dados coletados na escola pelo poder público permitem a identificação de desigualdades, fundamentação de políticas públicas e reconhecimento identitário.

LEIA TAMBÉM: Estado inscreve para o Programa Bolsa Juventude Rural 2025; saiba como se candidatar

Publicidade

A autodeclaração de cor/raça é um direito garantido a todos os estudantes e pode ser realizada no momento da matrícula ou durante a atualização de dados. Mesmo após o período de matrículas, o estudante pode se dirigir à secretaria de sua escola para exercer o seu direito. Na prática, esses dados podem ser utilizados na elaboração de projetos como: escolas específicas, como as escolas indígenas e quilombolas; formação de professores; material didático adequado e merenda tradicional. 

A edição de 2025 do Censo Escolar será realizada em duas fases. A primeira delas, chamada Matrícula Inicial, será realizada entre 30 de junho e 31 de julho, sendo referente aos estudantes que estavam frequentando a escola na data-base de 28 de maio. Nesta etapa, serão coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares. 

A segunda etapa reúne dados relativos à movimentação e ao rendimento dos estudantes. Os dados coletados impactam também indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.