ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira

Chegou a hora de se proteger contra um dos grandes vilões da estação mais fria do ano: o vírus da gripe. Em Santa Cruz do Sul este ano a campanha inicia mais cedo como estratégia de proteger os grupos prioritários dos efeitos das baixas temperaturas. A partir desta segunda-feira, 27, as unidades básicas de saúde, o Centro Materno Infantil (Cemai) e o Serviço Integrado de Saúde da Unisc (SIS), estarão abrindo suas portas para imunizar cerca de 40 mil pessoas, contingente que constitui o público-alvo da campanha no município este ano. 

A abertura oficial da campanha acontecerá às 9h30, no Cemai, quando o prefeito Telmo Kirst receberá a primeira dose da vacina. Como nos anos anteriores os grupos prioritários são gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas e portadores de doenças crônicas. A campanha se estenderá até o dia 22 de maio e a expectativa é imunizar 80% desse público alvo. Este ano o município recebeu da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) 10,2 mil doses da vacina contra o vírus influenza e quanto mais cedo a pessoa comparecer a uma unidade de saúde melhor, já que o tempo médio para total proteção é de até 15 dias.

ads6 Advertising

Publicidade

Durante a campanha, o chamado Dia D, que será realizado no dia 9 de maio em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), postos, Cemai e posto central, promete uma grande mobilização nacional para imunizar o maior número possível de pessoas. E no dia dedicado ao trabalhador, 1º de maio, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão em um ônibus aplicando as vacinas durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. É a chance de aproveitar o feriado para cuidar da saúde e prevenir a doença.

Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o sucesso da campanha dependerá da conscientização dos cidadãos com relação à prevenção. Ele pede que as pessoas procurem o quanto antes as unidades de saúde para estarem imunizadas antes da chegada de um frio mais intenso.

ads7 Advertising
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta