Solidarizando-se com as famílias afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, no último dia 5, a dona de casa Luana Kardauke Bugs, 30 anos, lançou uma campanha na segunda-feira para arrecadação de água potável em Santa Cruz do Sul. As doações podem ser entregues em diversos pontos da cidade até sexta-feira. A ideia é que a água seja entregue às vítimas no fim de semana.
De acordo com Luana, os vasilhames não serão repassadas diretamente ao distrito de Mariana, mas sim a outras localidades que também foram afetados. Esses locais, por serem de difícil acesso, acabam sendo esquecidos na hora das doações. “Há lugares em Minas Gerais e no Espírito Santo que nem aparecem na mídia. Aliás, metade do estrago não aparece. É importante que as pessoas de lá saibam que não é por falta de boa vontade da população, mas sim por falta de informação”, frisa.
A iniciativa surgiu, conforme ela, do cunhado que mora em Curitiba. Porém, para que ele conseguisse um frete gratuito, Luana teria que mobilizar os santa-cruzense para doar uma boa quantidade de água. “Eu não sei bem quantos litros seriam necessários, mas imagino que algo entre 100 e 130 fardos. Não temos nem 10% ainda, mas estou confiante”, enfatiza. A empresa que fará o transporte de Santa Cruz às cidades afetadas é a WHB, localizada em Curitiba, no Paraná.
Publicidade
As garrafas de 1,5 litro e os fardos fechados facilitam o transporte e a distribuição, segundo Luana. No entanto, serão aceitos outros tamanhos de vasilhame. “Qualquer ajuda será bem-vinda. O mais importante é arrecadarmos o quanto antes, pois tem muita gente sem ter o que beber lá.” Os locais de coleta são a Veterinária Wazlawik, Canil Pompom Dog, Portobello Shop, Loja Dalu Boutique, Uniodonto, Escritório Bardem Soares e Pingo Som e Alarmes.
PONTOS DE COLETA
Canil Pompom Dog – Rua Coronel Oscar Jost, 1.120
Portobello Shop – Rua Venâncio Aires, 520
Wazlawik Veterinária – Rua Marechal Deodoro, 700
Loja Dalu – Rua Marechal Floriano, 389
Sede da Uniodonto – Rua 28 de Setembro, 32
Escritório Bardem Soares – Rua Assis Brasil, 134
Pingo Som e Alarmes – Rua 28 de Setembro, 1.686
Publicidade
DESASTRE
Uma barragem de contenção de rejeitos de uma mineradora se rompeu no dia 5 no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, a 124 quilômetros de Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais. A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas do subdistrito em que fica a barragem e deixou moradores ilhados, desaparecidos e mortos.
Os rejeitos, que são resíduos da extração de mineração – resultam de processos de beneficiamento dos minérios –, foram levados pelo Rio Doce, afetando ainda dezenas de cidades na região Leste de Minas Gerais até o Espírito Santo. No último domingo, várias cidades tiveram o abastecimento suspenso em razão do lamaçal. Os reservatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão vazios. Nos pontos de venda de água mineral as filas são grandes e a quantidade é pouca.
Publicidade
This website uses cookies.