Esportes

Campeonato de xadrez é atração nas Olimpíadas Escolares em Santa Cruz do Sul

O campeonato de xadrez das Olimpíadas Escolares de Santa Cruz do Sul (Oescs) foi atração nesta quarta-feira, 4, no espaço Bierhaus, dentro do Parque da Oktoberfest. De acordo com o responsável técnico, Paulo Rocha, a competição contou com 320 participantes de diversas escolas da rede pública.

No caso do xadrez, trata-se de tradição. Para o Jergs, a classificação pode ser feita de maneira virtual. “O xadrez é tradicional nas Olimpíadas Escolares. A primeira edição contou com 30 alunos. Agora passamos dos 300. É um sucesso fenomenal”, destacou Rocha. Professor de xadrez, Flávio Henrique Schedler era o responsável por coordenar a tabela de confrontos.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá aulas de xadrez gratuitas para crianças e adultos

Publicidade

Entre todas as modalidades, as Olimpíadas Escolares contam com a presença de 38 escolas. As disputas começaram em 16 de maio. Os campeonatos de handebol, futsal, vôlei e tênis de mesa já foram realizados. A programação ainda conta com basquete, basquete 3×3, atletismo, futebol sete e orientação, que é uma novidade. Por conta disso, haverá uma clínica para auxiliar os professores na condução das atividades.

Paulo Rocha comentou sobre o aumento de clubes de xadrez nas escolas. No geral das Olimpíadas Escolares, verificou-se um crescimento de 65 equipes em relação ao ano passado. Somente nos atletismo, a tendência é de um volume superior a 500 alunos na pista da Unisc, o que irá superar o recorde do ano passado. “Por mérito dos professores, o desporto escolar está em crescimento nas escolas do município. Podemos constatar isso pelas inscrições nas Olimpíadas Escolares”, detalhou.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Exemplo de sucesso

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs, do Bairro Aliança, é um exemplo de sucesso quando o assunto é xadrez. De acordo com o professor Samarone Souza, 43 alunos foram inscritos neste ano.

“No ano passado, tivemos apenas seis. Montamos um projeto na escola. Os alunos passaram a praticar xadrez no intervalo e nas aulas de Educação Física. Tomaram gosto”, sublinhou.

Na avaliação do professor, os alunos estão demonstrando ganhos com a prática do xadrez, como maior atenção em sala de aula e assimilação dos conteúdos. “Um aluno influencia o outro com os bons exemplos. O xadrez é importante também para ensinar a encarar os obstáculos da vida”, complementou.

Publicidade

LEIA MAIS: Torneio de integração promoverá o espírito esportivo entre os alunos

Samarone Souza levou um grupo de 43 alunos
Foto: João Cléber Caramez

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares são realizadas com a presença das escolas da rede pública municipal e estadual, com o objetivo de classificar os destaques em cada modalidade para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Os vencedores no Estado disputam os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), competição nacional de nível estudantil.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.