Foto: Divulgação
O município de Candelária receberá na próxima sexta-feira, 26, às 9 horas, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública da Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP 11, criada no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
As reuniões de trabalho, conduzidas pelo proponente da subcomissão, o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (P), vêm sendo realizadas em diferentes municípios da região onde o tabaco tem papel central na economia.
LEIA TAMBÉM: SindiTabaco reforça combate ao contrabando e defende regulamentação dos DEFs
Publicidade
Em cada audiência, é abordado um tema específico. No caso de Candelária, o debate será sobre “Impactos sociais e sucessão familiar no campo”. É esperada a participação de produtores rurais, sindicatos, lideranças políticas e comunidade em geral. Ao final das 12 audiências previstas, a subcomissão deverá consolidar um documento com as principais preocupações e demandas do setor, que servirá de subsídio ao posicionamento do Brasil durante a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).
O encontro internacional será realizado entre 17 e 22 de novembro, em Genebra, na Suíça, e definirá os rumos da política mundial de combate ao tabagismo, com impacto direto sobre legislações nacionais e, possivelmente, sobre a cadeia produtiva do tabaco.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: com o clima quente, tabaco se desenvolve
Publicidade
Em apoio ao setor, a Câmara de Vereadores de Candelária aprovou por unanimidade, no início do mês, o Projeto de Lei 008/2025, de autoria do vereador Marcelinho D’Avila (P), que declara a fumicultura atividade de relevante interesse econômico, social e cultural no município.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.