Educação

Candidatos à reeleição na reitoria da Unisc visitam a Gazeta

Após protocolarem a candidatura à reeleição para a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na terça-feira, o reitor Rafael Frederico Henn e a vice-reitora Andreia Rosane de Moura Valim visitaram a Gazeta Grupo de Comunicações na manhã dessa quarta-feira, 8. Eles foram recepcionados pelo presidente executivo Sydney de Oliveira e pelo diretor comercial Lau Ferreira, e depois concederam entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9

Antes mesmo da oficialização, Henn contou que durante um mês a dupla conversou com professores, funcionários e estudantes para entender as necessidades da universidade e montar um plano de trabalho para os próximos quatro anos. Segundo ele, não ter uma segunda chapa concorrendo traz tranquilidade, mas aumenta a responsabilidade de manter a campanha como se houvesse concorrentes. 

LEIA MAIS: Rafael Henn e Andreia Valim buscam reeleição da reitoria da Unisc

Publicidade

Andreia explicou que a eleição, marcada para 11 de novembro, contará com a participação efetiva de todos os alunos da graduação e pós-graduação, técnicos administrativos, professores e o conjunto dos integrantes da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc.

“Nosso trabalho agora é sensibilizar as pessoas para esse momento importante. A participação de todos valida o processo eleitoral”, afirmou.

Pela primeira vez, a eleição para escolha do reitor e vice-reitor será exclusivamente digital. O processo já havia sido aplicado para a eleição de chefias de departamentos e coordenações de cursos de graduação e de programas de pós-graduação. Segundo Andreia, a inovação vai oportunizar que mais pessoas participem da eleição, mas também será o maior desafio do processo, em razão da adesão da comunidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto Praça STEM da Unisc leva estudantes do Ensino Fundamental ao museu da Nasa

Reitor e vice-reitora foram recebidos pelos gestores Sydney de Oliveira e Lau Ferreira | Foto: Rodrigo Assmann

Instituição voltada ao ambiente e à comunidade

Rafael Henn destacou que a universidade tem se fortalecido como uma instituição cada vez mais comunitária, com presença ativa em diferentes esferas. “Essa foi uma intencionalidade minha e da professora Andreia, ter um contato muito direto com a comunidade”, afirmou.

Segundo ele, os últimos quatro anos foram marcados por forte atuação externa, o que permitiu ampliar a projeção da universidade e antecipar informações estratégicas para o planejamento. Uma das prioridades do novo ciclo será voltar o olhar para o âmbito interno. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc divulga projetos classificados para apresentação; confira

Andreia Valim destacou o reconhecimento conquistado pela Unisc no cenário internacional. Conforme ela, o ranking que coloca a universidade entre as melhores da América Latina reflete o trabalho dos programas de pós-graduação, a capacidade de atrair recursos e a atuação local com impacto global. Lembrou que a instituição tem se dedicado à internacionalização e troca de conhecimento com outros países. 

A partir da assinatura com o Pacto Global da Agenda 2030, Andreia destacou que a Unisc está empenhada em otimizar os processos e contribuir com o meio ambiente. “Ações efetivas para contribuirmos no nosso dia a dia e na formação das pessoas, porque o ‘fazer’ na universidade gera impacto.” Um dos aspectos a serem avaliados será o gasto de combustíveis, a partir de uma análise do que pode ser minimizado. 

Publicidade

Sobre o cenário econômico, Henn afirmou que a universidade vive uma fase de estabilidade e de crescimento gradual. “Nos últimos dez anos enfrentamos dificuldades financeiras, mas desde o ano passado tivemos resultados positivos e a tendência é manter esse equilíbrio.” Segundo ele, a Unisc projeta crescimento de 3% a 5% nos próximos anos.

Colaboraram Carina Weber e Márcio Souza

LEIA MAIS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.