ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cara de pau nacional

As principais centrais de trabalhadores convocaram “chimangos e maragatos” para os protestos nesta quarta. Dezenove estados prometem manifestações ruidosas. 

Em Sampa, onde estamos eu e o Pêndulo (que insiste que hoje só comerá pizzas), várias categorias confirmaram paralisação: motoristas, metroviários, metalúrgicos, eletricitários, professores estaduais e municipais, bancários, etc. 

ads6 Advertising

Publicidade

That’s our beloved Brazil!!!!  Com z. Com “s” dá vontade triste de chorar como a melodia de Manhã de Carnaval, de Vinícius. “Aos vencedores, as batatas.” “Cantiga que menino canta, gente grande já cantou…”

Hoje é o Dia do Direito do Consumidor. E também Dia Contra a Violência Policial… A melhor coisa, mesmo, seria ter asas e voar para Oblivion – de Monteiro Lobato. A eterna cidade morta e esquecida que jamais existiu.        
O metrô de minha terra paulistana promete paralisar por 24 horas. Os ônibus descansam por oito cruéis horas… A metrópole vai parar. Para ver memórias de outros carnavais passarem.

ads7 Advertising

Publicidade

Sai governo, entra governo, e a cara de pau nacional é igual, para rimar com mal. Magnatas dos planaltos e planícies dando as ordens. Rezo uma prece para a memória do grande Quintana: “Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, Eles passarão, Eu passarinho!”

Falando em pássaros, os irracionais são seres essencialmente completos e eles mesmos. Sem essa de baixa autoestima. Mesmo assim, alguns indivíduos fogem aos padrões. Quer sejam úteis ou nocivos à humanidade. Há cobras venenosas e não venenosas. A coral, por exemplo. As cores classificadas como características da não venenosa, muitas vezes, conduzem ao erro e à morte… Um velho monge francês, especialista em ofídios, exortava: “Sempre fuja de uma serpente, mesmo que pareça minhoca maiorzinha.”

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta