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Carro seguro: é hora do balanceamento e da geometria

Quando você compra um automóvel, sabe que ficar atento ao funcionamento das peças ao longo do tempo é algo necessário. Alguns itens importantes devem ser sempre verificados, como freios, motor, embreagem e suspensão. Além desses componentes, é preciso ter uma atenção especial com a dirigibilidade do carro, pois, se ela não estiver boa, pode ser que o veículo não esteja equilibrado e que desgastes desnecessários aconteçam. Por isso, o balanceamento e a geometria são essenciais.

Para entender melhor, Diorgines de Mello Schorner, proprietário da Schorner Pneus, explica que a geometria ou o alinhamento veicular é o desenho formado pelas quatro rodas, que deve formar um retângulo perfeito. “Cada modelo de carro tem suas medidas específicas de alinhamento para a suspensão. É o alinhamento que permite a estabilidade e o controle ao dirigir”, destaca.

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Ou seja, para que o automóvel apresente um bom desempenho e mantenha a estabilidade, essas medidas precisam estar em conformidade com o que foi definido e alinhado pelo fabricante. Quando há alteração, a dirigibilidade é prejudicada e o motorista sente a diferença. Schorner alerta que, à medida em que o veículo é utilizado, é inevitável que ele sofra impactos por rodar em terrenos irregulares ou passar em buracos, entre outros. Dessa forma, quando a geometria da suspensão sofre alterações, há um desequilíbrio que provoca problemas, como desgaste prematuro em peças que fazem parte da suspensão e nos pneus.

Balanceamento

Quando o carro está desbalanceado, é comum o motorista senti-lo trepidar ou fazer barulhos estranhos quando a velocidade está acima dos 60 km/h. Se a instabilidade for mais perceptível próxima ao volante, é sinal de que as rodas dianteiras não estão balanceadas. Já se a trepidação estiver maior na parte de trás, é possível que as rodas traseiras estejam com esse problema.

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Por isso, a necessidade do balanceamento. “Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar. O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas”, justifica o empresário.

Quando fazer

Apesar de serem procedimentos diferentes, balanceamento e geometria se complementam e são igualmente importantes para a estabilidade do veículo. Por isso, geralmente são serviços feitos ao mesmo tempo pelo mecânico, quando a revisão é realizada, e devem ser feitos periodicamente.

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“Tanto o balanceamento como o alinhamento devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados. Essa é uma marca média, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o seu modelo e perfil de uso. Lembrando que na colocação de pneus novos estes serviços devem sempre ser feitos”, diz Schorner, que também alerta que o balanceamento e a geometria são importantíssimos para a boa dirigibilidade do veículo, pois mexem diretamente com o equilíbrio de importantes componentes.

Rodízio de pneus

Um dos componentes que é mais afetado pelos problemas que a falta de balanceamento e de geometria trazem são os pneus. São os primeiros a sofrerem desgaste por arrastarem muito em curvas quando não estão alinhados, por exemplo, ou por receberem diferentes cargas de peso quando não estão balanceados. Além de fazer balanceamento e geometria, existe outra dica que pode ajudar a preservá-los e aproveitá-los da melhor forma: fazer um rodízio de pneus. O procedimento é bem simples: fazer a troca periódica da posição de cada elemento, ou seja, mudar as rodas de lugar.

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Dica importante

Schorner também aponta que, não menos importante, a revisão veicular é uma manutenção preventiva que assegura o correto funcionamento dos veículos, evitando surpresas desagradáveis e gastos desnecessários com conserto. Por isso, é tão importante revisar periodicamente o seu carro. “O diagnóstico veicular é um processo de verificação minuciosa do estado e do funcionamento do seu carro. Ele envolve a análise dos sistemas e componentes do veículo para identificar falhas, mau funcionamento, vazamentos e outros problemas”, garante.

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Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

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