Geral

Carteira de identidade passa a ser emitida sem informação sobre sexo

Desde 2022, um novo modelo de carteira de identidade tem sido emitido para gradualmente substituir o RG. Na manhã desta sexta-feira, 19, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou que haverá duas mudanças no documento. Assim, o campo “sexo” será removido, enquanto no campo “nome” poderá estar tanto o nome de registro civil quanto o nome social, sem distinção.

As mudanças devem entrar em vigor quando as novas regras forem publicadas no Diário Oficial da União, provavelmente no final de junho. O prazo para os estados aderirem à emissão do novo documento é até 6 de novembro deste ano. Atualmente, são 12 unidades da federação que utilizam o modelo que substitui o RG, incluindo o Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS: Campos sexo e nome social em carteira de identidade devem ter mudanças; entenda

Publicidade

No modelo posto em vigência no governo de Jair Bolsonaro, além da presença do campo “sexo”, o nome de registro e o nome social estavam em dois campos diferentes. Desse modo, grupos LGBTQIA+ e o Ministério Público Federal (MPF) se manifestaram contrários às medidas. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão alegou que a distinção entre os nomes de registro e social “configura flagrante violação do direito à autoidentificação da pessoa trans”, assim como dá “perigoso precedente para a exposição vexatória de um nome que não representa a pessoa que se deseja identificar”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.