Nova Carteira Nacional de Habilitação | Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT
A partir desta quarta-feira, 1º, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em novo formato. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que desejar.
As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH. A substituição do documento, porém, não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores forem renovar ou emitir segunda via.
LEIA TAMBÉM: Quase mil pessoas aguardam a realização do exame prático para a CNH em Santa Cruz
Publicidade
Conforme previsto na resolução – que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova versão da carteira trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
A nova CNH também adotará nova cor. Além do verde, terá amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico e digital.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.