Foto: Diogo Zanatta
No domingo, 9, Santa Cruz do Sul abre as portas da Casa das Artes Regina Simonis para o espetáculo “As Leves e Discretas”. A partir das 15 horas, a cidade torna-se oficialmente uma das paradas da peça que tem rodado o Rio Grande do Sul debatendo a cultura gaúcha pelos olhos de duas palhaças, Beberta e Tagarela, que sonham em abrir o próprio Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Enquanto organizam tudo para a inauguração do CTG, as palhaças questionam posições de poder, as incitações à violência e o apagamento de mulheres da história do Rio Grande do Sul que, até então, pareciam disfarçados de uma cultura secular.
LEIA TAMBÉM: Projeto leva espetáculo de circo a locais atingidos pelas enchentes na região; veja programação
Dani Dal’Forno, que interpreta a palhaça Beberta e é uma das idealizadoras da peça, fala sobre o surgimento do espetáculo. “‘As Leves e Discretas’ nasceu de uma inquietação e de um desejo profundo de refletir sobre a nossa cultura enquanto mulheres gaúchas, uma cultura que tanto nos orgulha, mas que nem sempre nos representa”, destaca. Neste ano, o RS voltou a ter instituições voltadas à proteção de mulheres por conta da escalada da violência. Para Dani, foi nesse estado, como palhaças, que o processo da construção do espetáculo se revelou: atravessado pelo riso e pelo choro.
Publicidade
A atual circulação do espetáculo é realizada pelo edital PNAB do governo do Rio Grande do Sul. Ao todo, 14 cidades receberão o espetáculo do Teatro Depois da Chuva, de Passo Fundo, no norte do estado. A entrada será gratuita. A produção local para receber o espetáculo fica a cargo da atriz, palhaça e produtora Liziana da Rosa.
LEIA TAMBÉM: Pinacoteca Unisc recebe Exposição Ecos do Inconsciente
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.