Regional

Casa de Cultura de Candelária é restaurada e reaberta ao público

O coração de Candelária voltou a pulsar forte no centro da cidade, na noite dessa quinta-feira, 31. Foi um momento de reencontros, de memórias e de emoções com a reinauguração da Casa de Cultura Jornalista Marco Mallmann, um dos espaços mais simbólicos da história do município que neste ano completou seu centenário. A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e convidados que prestigiaram o novo capítulo desse espaço simbólico.

O projeto de restauração realizado pela secretaria de Turismo, Cultura e Cidadania, foi minucioso: respeitou cada traço histórico, recuperou elementos originais e trouxe novos ares, principalmente no espaço interno. O valor investido foi de R$ 110 mil, uma parte de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e outra com recursos próprios da prefeitura municipal.

LEIA TAMBÉM: Encontro Diocesano de Sementes Crioulas será no próximo dia 14

Publicidade

A secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros, idealizadora da restauração da Casa de Cultura, destacou a emoção de poder entregar à comunidade um espaço moderno e acolhedor. “Estou profundamente realizada com esse momento. Poder, justamente no ano do centenário do nosso município, devolver esse espaço à comunidade – restaurado, vivo e aberto à arte, à cultura e ao artesanato local – é motivo de imenso orgulho para nossa gestão”, comentou.

E quem dá nome a esse espaço é alguém que viveu e fez viver a essência de Candelária: Marco Mallmann. Jornalista, escritor e cronista, Marco foi mais que um contador de histórias, alguém que transformava fatos do cotidiano em páginas cheias de alma e pertencimento. Na reinauguração da Casa de Cultura, ele foi lembrado com carinho, representado por sua esposa Cristine, seu filho Arthur e o irmão Jorge Mallmam que participaram do descerramento da placa.

LEIA TAMBÉM: Candelária abre inscrições para o próximo Dia do Vizinho

Publicidade

O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, destacou a importância da reabertura da Casa de Cultura e destacou a figura de Marco Mallmann. Este é um momento muito especial para Candelária. Ver este espaço histórico restaurado e novamente aberto à nossa comunidade é motivo de grande alegria. E falar da Casa de Cultura é também lembrar o Marco, um grande amigo, uma pessoa que dedicou parte de sua vida a contar a história de Candelária”, ressaltou.

Local histórico

Localizada na Avenida Pereira Rêgo, ao lado da Rua Coberta Suzana Couto da Silva, a Casa de Cultura carrega em suas paredes mais de um século de vivências. Já foi sede de banco, de biblioteca, da Secretaria de Educação e até da Câmara de Vereadores. Mas foi a partir de 1999 que ganhou sua missão mais nobre: ser lar da arte, da história e da identidade cultural de Candelária.

LEIA TAMBÉM: Candelária abre inscrições para o próximo Dia do Vizinho

Publicidade

Resgatando nossa história

E como toda casa viva precisa de arte, foi aberta ao público a exposição “Resgatando Nossa História”, com imagens que contam o centenário de Candelária, através de fotos e vídeos produzidos com auxílio da inteligência artificial. A mostra foi elaborada por Jorge Frank e Evandro Schultz e está aberta para visitação até o dia 31 de agosto. Também estão à disposição na Casa de Cultura os trajes e acessórios das ex-soberanas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.