Saúde e Bem-estar

Casos de Covid-19 diminuem, mas busca pelas vacinas ainda é baixa

Desde o fim da emergência de saúde pública de Covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano, foi constatada uma queda nas medidas preventivas. No entanto, a doença não deixou de ser uma ameaça para a população. O Brasil confirmou, no dia 17 deste mês, o primeiro caso da variante Eg.5, uma subvariante da Ômicron.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos de Covid-19 em Santa Cruz do Sul estão em queda nos últimos quatro meses. Em maio, o município teve 252 pacientes positivos. Já em junho, foram 47. O número foi ainda menor em julho, com 29 diagnósticos confirmados. Neste mês, até o momento, 13 pessoas foram contaminadas pela doença. Ainda em relação aos dados, maio registrou um óbito e três internações, e junho uma internação. 

LEIA TAMBÉM: Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre Covid-19

Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell, o Ministério da Saúde não está mais repassando testes rápidos. Em razão disso, o Município adquiriu uma grande quantidade e através desse material estão sendo testadas, em média, cem pessoas por dia. “Nossa orientação é para que a população busque por atendimento em caso de sintomas respiratórios. Embora o número de casos esteja baixo, queremos manter a campanha para evitar a proliferação da doença”, declara. 

Como forma de evitar o contágio, a enfermeira Raquel Emmel Lopes, do setor de Vigilância Epidemiológica, orienta as pessoas que estiverem com sintomas respiratórios a utilizarem máscaras. Ela ressalta que esse cuidado é importante, pois existem outros vírus, como o Influenza, que podem ser prejudiciais, em especial entre as pessoas idosas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz não registra morte por Covid-19 em junho; veja os números

Publicidade

Baixa procura causa preocupação

Mesmo com a redução do número de casos positivos com o passar dos meses, o Ministério da Saúde mantém a recomendação da vacinação como principal medida de combate à Covid-19. Segundo Elstor Desbessell, a procura pelas doses em Santa Cruz está baixa. “Sabemos que muitas pessoas deveriam estar se imunizando, mas a procura não reflete isso. Inclusive temos notícias de novas variantes. Por isso a manutenção da vigilância e testagem”, afirma.

Conforme o secretário de Saúde, todos os postos de saúde do município estão habilitados a vacinar contra a Covid-19. No entanto, é importante realizar contato prévio para que a equipe informe os dias em que são abertos os frascos e para qual idade está ocorrendo a oferta. Esses produtos são destinados para faixas etárias específicas e têm regras próprias de validade após abertura.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CORONAVÍRUS

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.