ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Catar ganha mais tempo para responder às exigências de quatro Estados árabes

Quatro Estados árabes que acusam o Catar de apoiar o terrorismo concordaram, nessa segunda-feira, 3, com uma proposta do Kuwait de ampliar em 48 horas o prazo para a resposta à lista de exigências feitas ao país,  informou a agência de notícias oficial saudita SPA.

O prazo terminava no fim de domingo, 2. A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito decidiram estender esse prazo, após um pedido do Kuwait, que atua como mediador na crise do Golfo.

ads6 Advertising

Publicidade

Em 23 de junho, os quatro Estados árabes emitiram uma lista de 13 exigências para acabar com a disputa com Doha, incluindo o fechamento da rede de televisão Al Jazeera e o corte das relações diplomáticas com o Irã.

Eles cortaram os laços diplomáticos com o Catar no dia 5 de junho devido ao suposto apoio do país ao terrorismo. Um dia depois, os quatro países árabes impuseram embargo parcial de terra, mar e ar aos meios de transporte do país, entre eles a companhia aérea estatal Catar Airways.

ads7 Advertising

Publicidade

A crise causou preocupação mundial. Outras medidas podem ser impostas se o Catar não conseguir ceder, o que poderia incluir medidas contra empresas e instituições financeiras e a expulsão de Doha do Conselho de Cooperação do Golfo.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta