Categories: Regional

Cavaleiros da Integração preparam cavalgada para busca da chama crioula

O grupo dos Cavaleiros de Integração já está se preparando para a busca da chama crioula visando a Semana Farroupilha de 2015. Esta semana, os coordenadores estiveram na Câmara de Vereadores, que aprovou um repasse de R$ 12 mil para a Prefeitura poder custear parte do transporte dos cavalos na cavalgada que ocorre no período de 16 de agosto a 3 de setembro.

O coordenador do grupo de cavalgada Cavaleiros da Integração , Paulo José da Rocha Machado destacou que o grupo de cavalgada existe há 21 anos, criado com o intuito de buscar a chama crioula, mas que oficialmente foi criado em 2006 e conta com 50 sócios. A sede fica no Parque de Eventos, sendo que os sócios contribuem para manter a entidade. “Mesmo assim, os custos com a busca da chama são bastante consideráveis, especialmente em relação a transporte e alimentação dos animais, e o custeio de cada participante”.

O custo total é de cerca de R$ 30 mil, que é bancado com recursos de cada participante e de eventos que são organizados. “Esses recursos que vamos obter do poder público são destinados ao transporte de caminhão dos cavalos até o Chuí”, destaca.

Publicidade

Este ano, a busca ocorre no Chuí, totalizando 650 quilômetros ao longo de mais de duas semanas. “De lá, ela é distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do MTG, sendo que durante o percurso nós realizamos um trabalho social nos locais em que fica alojado, como palestras em escolas, CTGs e a comunidade, sobre a Semana Farroupilha. Procuramos plantar uma sementinha”, cita.

O grupo também procura plantar árvores, doadas pela Afubra, como forma de deixar uma marca. “É um trabalho cultural, pois procuramos difundir o nome e a cultura gaúcha ao longo da nossa caminhada”, observa Paulo José da Rocha Machado. A partir de Santa Cruz do Sul, outros municípios da 5ª Região Tradicionalista recebem a chama crioula.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.