Regional

Cavalos crioulos de Santa Cruz se classificam e têm participação garantida na Expointer 2025

Grande campeã do Morfologia Passaporte, realizado em Cachoeira do Sul no último fim de semana, a potranca Gamarra de Quaraci, da cabanha Quaraci, de Santa Cruz, está com a participação garantida na Expointer 2025, de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio.

A equina arrematou quatro rosetas e assegurou os títulos de Melhor Exemplar, Grande campeã e Campeã da categoria Potranca Menor. Criada por Rosalie Tavares Negrini Jones, a potranca zaina conquistou os jurados pela passada fácil, com cruzes bem marcadas, transição longa, garupa unida, descida de perna e posterior forte. 

Macho

Também de Santa Cruz, o potranco de pouco mais de 2 anos da cabanha Rancho de Gaudérios, de São José da Reserva, garantiu o passaporte para a Expointer. Ele assegurou o terceiro lugar Melhor Macho e Reservado Campeão na categoria Potranco Menor. 

Publicidade

Potranco de pouco mais de 2 anos, da Rancho de Gaudérios, também foi premiado

Exposto por Tibicuera Menna Barreto de Almeida, o Las Gurizas Fogonero se destacou em quesitos que analisam os padrões morfológicos da raça crioula: equilíbrio de adornos, aprumos, cabeça, pescoço, garupa, angulações de costela, selo racial e andaduras. “Estamos felizes em retornar ao palco maior da raça crioula, a final na Expointer, onde são premiados os melhores animais do ciclo 2024/2025”, diz Tibicuera. Após 15 anos, eles voltam a disputar as provas de morfologia. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.