Diretor de competições da CBF, Júlio Avellar divulgou o novo calendário
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário do futebol brasileiro para o ciclo entre 2026 e 2029 nesta quarta-feira, 1º. Mudanças relevantes foram divulgadas, como a redução dos estaduais para 11 datas, entre 11 de janeiro e 15 de março. A Copa do Brasil também foi modificada. A final será em jogo único, em sede previamente estabelecida.
O Brasileirão terá início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro, com uma pausa de mais de um mês durante a Copa do Mundo, entre 11 de junho a 19 de julho. Jogadores convocados só poderão atuar até 24 de maio. Depois, terão descanso entre 25 e 31 de maio e se apresentarão às seleções em 1º de junho. As semifinais e final da Copa do Brasil ficarão novamente para o período posterior ao fim do Brasileirão.
Além da Copa do Nordeste e da Copa Verde, será criada a Copa Sul-Sudeste. Equipes classificadas para os torneios Conmebol não disputam essas competições, que terão jogos justamente nas datas continentais. A Copa Sul-Sudeste começa no dia 25 de março e termina dia 7 de junho, com 42 jogos. Serão 12 clubes na disputa e o campeão se garante na terceira fase da Copa do Brasil. A Copa Verde será dividida em “Conferências”, com a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho. Aumento de 30 para 70 partidas. O Espírito Santo, apesar de estar geograficamente no Sudeste, disputa o torneio. A Copa do Nordeste terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho. O torneio sairá de 16 para 20 clubes.
Publicidade
LEIA MAIS: Presidente do Palmeiras, Leila Pereira sugere nova liga sem o Flamengo
A Copa do Brasil será completamente remodelada. Ao todo serão 126 times na disputa, com início em 18 de fevereiro. A competição terá cinco fases inicias em jogo único, com todos os 20 times da Série A entrando na quinta fase, a última antes das oitavas. São 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste (estes quatro entram na terceira fase). As oitavas, quartas e semifinal serão em jogos de ida e volta. A final será em partida única que encerra o calendário do futebol brasileiro no dia 6 de dezembro.
Publicidade
A terceira divisão começará no dia 5 de abril e terminará no dia 25 de outubro. Apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D no primeiro ano. A competição será ampliada, passando para 24 clubes em 2027, e 28 clubes em 2028. O formato será modificado a partir de 2028, com dois grupos de 14 e rebaixamento de seis equipes para a Série D.
A última divisão nacional começará no dia 5 de abril e será encerrada no dia 13 de setembro. O torneio sairá de 64 para 96 clubes, com um aumento de 100 partidas no total. Os clubes terão no mínimo 10 jogos e no máximo 22.
LEIA MAIS: Douglas é considerado foragido após ter prisão decretada
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.