Categories: Regional

Cemitério dos imigrantes tem novo acesso

Após oito meses de trabalho, será inaugurado neste domingo, 27, o novo acesso ao cemitério da Comunidade Evangélica de Alto Linha Santa Cruz. Considerado uma das mais importantes preciosidades históricas de Santa Cruz do Sul, o espaço tombado em 2010 pela Prefeitura está pronto para receber turistas, pesquisadores e gente interessada em conferir as mais de cem sepulturas datadas a partir de 1874. A obra de recuperação foi executada pela Juventude Evangélica de Alto Linha Santa Cruz (Jealisc) e recebeu apoio do governo municipal, Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) e Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase).

Conforme o responsável pela iniciativa, Cláudio Kistenmacher, a ideia de restaurar o cemitério foi debatida ainda em 1989, na época em que era presidente da Jealisc. Mediante o apoio da comunidade local, a área onde estão os túmulos, abandonada desde a década de 1960, pôde ser inaugurada em outubro de 2015. “Limpamos e erguemos as lápides em pedra grês, com todo cuidado para nenhuma delas quebrar, e também realizamos o ajardinamento ao redor dos túmulos”, explica. O chão recebeu brita para facilitar a circulação.

O que faltava para concluir a recuperação era um novo acesso e, nesta semana, foram concluídos os últimos retoques. O chão batido deu lugar a uma entrada com paralelepípedos e bancos. Em canteiros foram plantadas uma árvore de pau-brasil e outra de canela, que crescem entre o colorido das flores. “Trabalhamos aqui sábados, domingos e feriados, ou em outros momentos em que tínhamos tempo livre. Esse cemitério está sendo a realização de um sonho para nós”, complementa Cláudio.

Publicidade

Uma conquista de antigas e novas gerações

Cláudio Kistenmacher, seu filho Jean e o pastor Élio Scheffler: concretização de um sonho antigo | Foto: Lula Helfer

Publicidade

O pastor da comunidade, Élio Scheffler, salienta a união de esforços não só das entidades que auxiliaram o projeto a sair do papel, mas das pessoas envolvidas, que demonstraram muita disposição. “Esse é um trabalho que passa de geração para geração. Primeiro era o pai do Kistenmacher que ajudava, depois foi ele mesmo que arregaçou as mangas e, agora, é o filho dele, o Jean, que assumiu a presidência da Jealisc e está sempre aqui”, complementa.

E para que o patrimônio histórico continue encantando os visitantes que por ali passarem, o pedido de quem trabalhou na recuperação é que todos ajudem a cuidar do espaço. Uma das exigências está até exposta em uma pequena placa na entrada da área: Favor não colocar flores de plástico neste cemitério. Traga mudas de flores e plante.

Programação

Publicidade

A inauguração do novo acesso ocorrerá neste domingo a partir das 9 horas, com culto na Igreja Evangélica. Em seguida, os participantes seguirão em caminhada até o cemitério, localizado aos fundos da paróquia da comunidade.

Depois haverá almoço pelo valor de R$ 20,00, apresentação de um grupo de danças do 25 de Julho e, mais tarde, reunião dançante.

Patrimônio

Publicidade

Pede-se o plantio de mudas, ao invés de flores de plástico | Foto: Lula Helfer

Incluído no Roteiro Caminhos da Imigração, o Cemitério Evangélico foi tombado ainda em 2010 por iniciativa do então vereador Nasário Bohnen. Também é fonte de pesquisa para estudiosos de várias universidades do Estado. O campo santo guarda 107 sepulturas com inscrições na língua alemã, sempre com mensagens sobre a pessoa falecida. Segundo o pastor Élio Scheffler, sua esposa já traduziu todos os textos e a intenção, no futuro, é publicar um livro com as mensagens em português.

Publicidade

Confira entrevista com Cláudio Kistenmacher:

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.