ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Central de Libras segue à disposição na pandemia

ads3

Intérprete acompanha deficientes auditivos também nos atendimentos de saúde

ads4

Mesmo com a pandemia, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul mantém o serviço da Central de Libras. O trabalho, implantado em dezembro de 2017, visa proporcionar amplo acesso aos serviços públicos para deficientes auditivos. Embora a demanda tenha sofrido uma queda acentuada nos últimos quatro meses, a necessidade das pessoas com deficiência auditiva nesse período é até maior.

Devido ao uso das máscaras de proteção, elas não contam com o apoio da leitura labial, conforme explica a auxiliar de loja Ana Clara Correa Barbosa, 28 anos, usuária de carteirinha da central. “Sem leitura labial fica complicado e, por isso, acabo usando mais ainda o serviço”, contou.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense integra Colegiado de Diversidade Linguística

Em comparação com o ano passado, de março até agora, a redução nos serviços da central chega a 80%. No terceiro mês deste ano foram seis atendimentos e no ano passado, 29. Nos demais meses, a diferença continuou expressiva: em abril foram 44 em 2019 e apenas nove em 2020; em maio último foram somente nove e, no mesmo mês do ano passado, 35. Em junho último, dez, e no ano anterior, 35. Já neste mês, até a semana passada foram contabilizados quatro atendimentos, contra 23 realizados em 2019. Para Francine, essa diminuição acontece porque muitos estão esperando a pandemia passar.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta