ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Central de matrículas de Emeis abre em junho

A partir de junho, as matrículas nas escolas de educação infantil (emeis) de Santa Cruz do Sul poderão ser feitas pelos pais na nova central, a ser implantada no prédio da Secretaria de Educação (SEE), na Rua Oscar Jost, em frente ao Ginásio Poliesportivo. Remodelações estão em andamento e ficarão prontas no fim de maio, segundo a secretária de Educação, Jaqueline Marques.    

Por enquanto, há vagas abertas para berçário, que abrange crianças entre 4 meses e 1 ano. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas na SEE de 3 a 5 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. “Quando abrir o prazo de inscrições para outras faixas etárias, em junho, já estaremos com a nova central em funcionamento”, ressalta a secretária.

ads6 Advertising

Publicidade

Jaqueline ressalta que centralizar as vagas tem o objetivo de agilizar o processo, de dar transparência e maior controle às inscrições. O sistema desenvolvido especificamente para as inscrições vai possibilitar que a Secretaria de Educação tenha acesso a todos os cadastros, o que antes não acontecia. Quando as inscrições eram feitas nas emeis, a SEE conseguia apenas visualizar a lista, mas sem detalhes. A Justiça também poderá acessar as informações. A secretária ressalta que no início de 2016, Santa Cruz atingiu a meta de ter todas as crianças de 4 e 5 anos nas escolas e 54% da meta de ter crianças de zero a 3 anos em período integral na escola. “Estamos enfrentando a queda de arrecadação e o aumento da demanda. Mas estamos trabalhando para conseguir zerar a falta de vagas”, afirma.

A Prefeitura investirá na construção de duas emeis neste ano. Para o Bairro Progresso, o projeto se encontra em fase final de documentação. Serão oportunizadas mais 200 vagas. E a do Residencial Viver Bem está na fase de licitação. Também serão 200 vagas. Os recursos para as obras sairão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vinculado ao gabinete da vice-prefeita Helena Hermany.

ads7 Advertising

Publicidade

Turno integral

No final do ano passado, em uma viagem a Brasília, foi encaminhado um projeto da Secretaria de Planejamento com o intuito de obter recursos para a ampliação da Emef Harmonia. O valor pretendido é de R$ 4 milhões. Outra visita ao Ministério da Educação não está descartada. A intenção é executar a obra em etapas. 

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta