Regional

Centro de Educação e Saúde de Venâncio Aires terá prédio próprio

A Prefeitura de Venâncio Aires pretende ampliar a equipe de trabalho e apresentar um projeto para construção de sede própria do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) para 2024, quando o serviço completa 15 anos de atividades. A intenção foi manifestada pelo prefeito Jarbas da Rosa ao receber a coordenadora do Centro, Viviane Izolina de Oliveira, na manhã dessa segunda-feira, 8, para entrega de relatório de atendimentos do último ano.

O prefeito destaca que o excelente trabalho prestado pela equipe multiprofissional do Cies e o apoio à saúde de crianças e adolescentes também resultam no aumento da demanda. “E isso nos desperta boas projeções para o serviço. Apresentaremos o projeto e iremos buscar recursos financeiros”, disse.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires: Cies realiza mais de 64 mil atendimentos

Publicidade

Conforme ele, algumas áreas do município já estão sendo visitadas e o projeto deve ser realizado neste ano, quando começa também a busca por verbas para que, junto a recursos próprios, seja possível tirar do papel a construção. “Com um prédio adaptado para os atendimentos, poderemos também ampliar a oferta de serviços”, acredita o prefeito.

Entre as principais finalidades do Cies, segundo a coordenadora, estão o diagnóstico precoce de atrasos no desenvolvimento integral e intervenção. A partir disso, conforme o relatório, em 2023 foram 7.456 atendimentos prestados a crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Segundo Viviane, são alunos encaminhados pelas escolas municipais e estaduais, além de estudantes bolsistas, crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor e pacientes incluídos pela Secretaria Municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Empresas excluídas do Simples Nacional podem solicitar reenquadramento

Publicidade

Equipe multiprofissional

O Cies está instalado na Rua Reinaldo Schmaedecke, 1.154. Com equipe multiprofissional e interdisciplinar, oferece atendimentos em fonoaudiologia, psicologia, estimulação precoce, psicopedagogia, orientação educacional, terapia ocupacional e neuropediatria

O agendamento é feito por meio da escola que a criança ou o adolescente frequenta, ou pelo médico, quando a criança não estiver matriculada. Os secretários municipais de Saúde, Tiago Quintana, e de Educação, Emerson Henrique, acompanharam a apresentação do relatório. Eles reforçaram a importância de um espaço mais amplo e incremento dos recursos humanos para avançar com as atividades do Centro. “Defendemos essa política e lutamos pela ampliação dos atendimentos. A equipe e o Cies têm nosso total esforço para essas conquistas”, frisou Quintana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.