Centro Integrado deverá concentrar o atendimento em saúde para diferentes especialidades
A expectativa segue alta para que saia do papel um dos projetos mais comentados pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) para a saúde pública de Santa Cruz do Sul. Trata-se do Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde (Cibs), divulgado pelo atual chefe do Executivo enquanto ainda era candidato, durante a campanha eleitoral. Inicialmente, o espaço estava previsto para ser instalado em dois anos; no entanto, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nesta quinta-feira, 18, o prefeito disse acreditar que a estrutura pode entrar em funcionamento já no início de 2026.
A projeção é otimista, mas o processo de implantação do novo espaço, que reunirá diferentes especialidades da área da saúde em um único local, ainda possui etapas a concluir. No momento, a Prefeitura busca um local para o funcionamento, além de parcerias e equipes técnicas.
Publicidade
O secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, conta que o projeto de estruturação, o que inclui a definição do número de salas e das especialidades contempladas, está em fase final. Em breve, um estudo prévio deve ser apresentado ao prefeito. A partir disso, será debatida a melhor forma para colocar o novo centro integrado na prática: por meio de um prédio próprio ou se aproveitando de alguma estrutura já existente.
“Nós temos uma equipe técnica dentro da Secretaria de Saúde, trabalhando diuturnamente na busca do melhor modelo. Assim como já temos uma arquiteta trabalhando dentro da secretaria, fazendo essa análise estrutural”, explica o titular da pasta.
Segundo Moraes, o que está acelerando a viabilização do Cibs é um recurso de R$ 10 milhões, já colocado à disposição pelo deputado federal Marcelo Moraes (PL). Para o prefeito, a expectativa é de ter todos os detalhes definidos para o anúncio oficial até o fim do ano. “Aí depende ainda da montagem, equipe técnica, enfim. Mas logo vai estar funcionando, se Deus quiser”, conclui.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nova ambulância amplia a frota do Samu em Santa Cruz do Sul
Desde o período de campanha eleitoral, o prefeito Sérgio Moraes apresentava o Cibs como um lugar que reuniria o acesso a consultas, exames, laboratório e à Farmácia Municipal. Com espaço apropriado e amplo estacionamento, o lugar deverá concentrar também áreas administrativas. O plano de governo reforça que o objetivo é “desburocratizar e dar agilidade ao atendimento e agendamento de consultas, preconizando eficiência à saúde pública”.
De acordo com o secretário de Saúde, a ideia é que o primeiro atendimento à população siga acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, os pacientes serão encaminhados às respectivas especialidades, concentradas no novo centro integrado.
Publicidade
Colaborou Jaime Fredrich
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.