Categories: Regional

Centro Integrado de Segurança começa a funcionar no primeiro semestre de 2016

A nova estrutura que vai abrigar o Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania da Zona Sul está tomando forma e como previsto deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2016. A obra foi visitada na manhã desta quinta-feira, dia 10, pelo prefeito Telmo Kirst, secretários municipais e representantes de todos os órgãos das forças de segurança pública e dos serviços de apoio que irão ocupar as futuras instalações.

Responsável pela elaboração do projeto, o arquiteto Paulo Herzog, da empresa K&G Construção Ltda, que atendeu ao edital de chamamento público lançado pela prefeitura, apresentou as plantas baixas do prédio e fez uma rápida explanação sobre cada ambiente e sua ocupação. Com área total de 2 mil metros quadrados, situado na Avenida Euclides Kliemann, bairro Arroio Grande, o prédio terá cinco pavimentos e vai unificar as forças de segurança pública, situadas na zona sul do município, região de grande densidade populacional. Para a concepção do projeto todos os órgãos foram ouvidos a fim de que a estrutura de fato atenda as peculiaridades de cada um.

De acordo com o projeto, o térreo será ocupado pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal; no segundo pavimento funcionarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher; o terceiro pavimento abrigará a 2ª Delegacia de Polícia; o quarto pavimento será destinado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente; e no quinto pavimento ficará instalada a Delegacia da Infância e Juventude. O último andar terá também um auditório para 49 pessoas e uma sala de reuniões para 14 pessoas, ambos espaços que serão compartilhados por todos os órgãos.

Publicidade

A implantação do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania da Zona Sul surgiu das discussões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGMI) e, conforme o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Délsio Meyer, é fruto do entendimento do prefeito Telmo Kirst em aumentar os investimentos na área de segurança pública. “Hoje cada órgão funciona em uma locação diferente, algumas de modo precário, como é o caso da Brigada Militar e da Polícia Civil. A otimização de espaços vai solucionar o problema de limitação nas atuais instalações e permitir mais qualidade na prestação dos serviços à população”, disse.

Além de reduzir gastos com recepção, limpeza e telefonia, a concentração em um mesmo local vai repercutir em mais celeridade nos procedimentos, agilidade na resolução de ocorrências, racionalização na utilização de recursos humanos e materiais e aumento da sensação de segurança. “Neste momento que tanto se fala em segurança pública e que o assunto é a tônica das manchetes de jornais, é muito bom poder noticiar algo altamente positivo para Santa Cruz do Sul”, observou o prefeito Telmo.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.