Saúde e Bem-estar

Cerca de 30% das crianças de Santa Cruz estão com peso elevado; Saúde alerta para prevenção

Nesta terça-feira, 3, Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, a secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, faz um alerta para o excesso de peso na infância. No ano passado, 30,43% das crianças, entre zero e 10 anos de idade, acompanhadas na rede de atenção básica do município, estavam com peso elevado para sua faixa etária. Dessas, 10,62% já na condição de obesidade grave.

O dado, segundo a nutricionista da secretaria, Ana Paula Marques, embora semelhante aos encontrados no Estado (26,99%) e no Brasil (36,88%), pode ser considerado alto. Porém, se comparado a anos anteriores, verifica-se uma sensível redução. Em 2023, eram 31,81% de crianças com peso acima do ideal e em 2022, 31,6%.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz busca interessados para o comitê consultivo

Publicidade

Podem ter contribuído para melhorar os índices, as medidas de prevenção em vigor. Ações de educação nutricional e estímulo à prática de atividade física são realizadas através do Programa Saúde nas Escolas. Na atenção básica, a população tem acesso ao atendimento com nutricionista, por meio de consultas individuais e em grupos, além de atendimento com outros profissionais da saúde. E nas escolas, as refeições fornecidas aos estudantes seguem as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando alimentação saudável.

Para Ana Paula, a data deve servir para chamar a atenção dos pais, professores e profissionais da saúde, já que o problema, muitas vezes silencioso, pode trazer graves consequências para a saúde física e emocional da criança. “Se a criança estiver acima do peso, é preciso buscar o posto de saúde para fazer o acompanhamento. Além dos impactos imediatos, a obesidade infantil pode gerar complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, baixa autoestima, entre outros”, destacou.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil já é considerada uma epidemia global. No Brasil, estima-se que uma em cada três crianças esteja acima do peso.

Publicidade

LEIA MAIS DE SAÚDE

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.