ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Charlotte Delbo tem o que dizer de Auschwitz

Há livros cuja leitura se impõe quase como um compromisso ético e moral, algo da justiça para com a humanidade que tanto enaltecemos e defendemos. E não há dúvida de que Auschwitz e depois, da francesa Charlotte Delbo (1913-1985), se inclui nessa categoria. Ainda mais que finalmente se preenche no mercado editorial brasileiro uma lacuna que durava décadas, e que a Carambaia soluciona. A obra, em edição de luxo, com capa dura, já está à venda, a R$ 119,90, valor mais do que justificado diante da solidez do volume de 464 páginas, em tradução de Monica Stahel.

Por que ler Charlotte Delbo é tão relevante? Porque ela foi sobrevivente de uma das maiores tragédias da história, impetrada pelos nazistas, naquilo que se convencionou chamar de Holocausto. Já se tinha a obra testemunhal e de memória de autores como Elie Wiesel, Imre Kertész, Robert Antelme, Jorge Semprun, Primo Levi, entre tantos, tantos outros. E também de mulheres, como Ida Fink, Janina Bauman, Anne Frank. Todos sentiram na carne e na alma o que era ser levado para campos de concentração ou de extermínio.

Publicidade

Charlotte foi presa em março de 1942, aos 29 anos, como membro da Resistência francesa (a exemplo de Semprun e Antelme), ao lado do seu marido, Georges Dudach. A obra agora lançada reúne três livros: Nenhum de nós voltará, Um conhecimento inútil e Medida dos nossos dias. Neles, recorda de Auschwitz, de Ravensbrück, onde também esteve, e das marcas/cicatrizes que ficaram, desse tempo, para todo o sempre.

Publicidade

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta