ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Chuva ameniza a estiagem, mas ainda é insuficiente

ads3

ads4

Muito aguardada para ajudar nas culturas agrícolas de verão, a chuva apareceu em Santa Cruz do Sul na segunda-feira, 16. De acordo com o professor de Agrometeorologia da Unisc, Marcelino Hoppe, o índice pluviométrico foi de 28,6 milímetros. Foi praticamente o volume total da primeira quinzena deste mês, que fechou com 29,2 milímetros.

Segundo Hoppe, a evaporação no período ficou em 70 milímetros. A média para o mês é de 100 a 120 milímetros. Ou seja, serão necessários mais 70 milímetros de chuva na segunda quinzena para ficar dentro do esperado.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Período sem chuva significativa começa a afetar a produção

Agricultor e colunista da Gazeta do Sul, Giovane Weber informou que na sua propriedade, em Cerro Alegre Alto, a chuva foi de apenas 15 milímetros. “É pouca coisa, mas já deu uma revigorada no tabaco. Um viço nas folhas”, disse. Segundo ele, produtores relataram queda de granizo na região alta do Vale do Rio Pardo.

De acordo com Pitton, alguns produtores já iniciaram a colheita do tabaco. A Afubra deve receber, a partir desta terça-feira, 17, notificações sobre prejuízos causados pelo granizo.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta