Após a chuva dar uma rápida trégua em Santa Cruz do Sul durante a madrugada desta sexta-feira, 9, o nível do Rio Pardinho chegou a diminuir. O fato fez com que a situação do Bairro Várzea fosse um pouco aliviada. Entretanto, a Defesa Civil permanece monitorando o local e os demais pontos do município que podem ser considerados de risco.
Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã de hoje, o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, comentou que, apesar da redução, o nível do Rio Pardinho ainda é elevado. “Agora passou a recuar mais devagar, mas já tivemos um progresso”, relatou. Para auxiliar os moradores que não conseguem se deslocar com segurança na localidade, um caminhão do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) foi acionado para auxiliar no transporte.
Além do Rio Pardinho, os outros três principais arroios que cortam o município – Lajeado, das Pedras e Levi Pedroso – também causaram alguns problemas aos moradores em função da chuva. Algumas famílias tiveram que ser removidas de suas casas para locais selecionados pela Defesa. “Temos lugares pré-definidos antes de situações assim acontecerem. A primeira opção é a Oktober, devido à capacidade que suporta. O segundo é a escola Guido Herbert, com salas de aula amplas e o terceiro é o pavilhão localizado no Bairro Schulz”, explicou.
Publicidade
A partir de agora, a Defesa segue atendendo aos casos de emergência e trabalhando na prevenção de novos transtornos enquanto a chuva continua atingindo boa parte do Rio Grande do Sul.
Publicidade
This website uses cookies.