ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cinco passos diários para o autoconhecimento

ads3

ads4

O autoconhecimento é uma trilha indispensável de ser percorrida e, com as mudanças que estamos vivendo no mundo, ele se torna uma ferramenta importantíssima para o sucesso. É importante aprendermos a reconhecer nossos padrões de comportamento, nossas crenças, para então agirmos sobre atitudes e pensamentos que não sejam benéficos para nós.

Aprenda cinco dicas simples, porém poderosas, e que se praticadas diariamente podem nos conduzir por um caminho muito profundo de autoconhecimento.

ads6 Advertising

Publicidade

#2 Reflita sobre sua história: Busque na memória os momentos mais marcantes de sua infância, de sua adolescência e sua vida adulta. Anote em um quadrante. Faça esse exercício tentando reviver os sentimentos que teve em cada ocasião. Não deixe escapar nada. Reflita tanto sobre os bons momentos, quanto os momentos ruins e de trauma. Eles falam muito sobre o quem você é e sobre a pessoa que você se tornou. Fazendo essa viagem pela sua história, é possível reconhecer qual é o seu modelo de sucesso pessoal, ressignificar os paradigmas e acontecimentos “negativos’ para, a partir daí, apoderar-se novamente de suas escolhas e dar um novo sentido à sua própria vida.

#3 Reconheça e experimente seus sentimentos: Eu costumo dizer que não existe sentimento ruim. Todas as nossas emoções cumprem um papel muito importante em nossa personalidade e, por isso mesmo, é fundamental experimentar todos eles. Dar espaço para que esses se manifestem de maneira equilibrada é uma forma de se observar, se conhecer e aprender sobre suas reações. À medida que o profissional consegue se reconectar com seus sentimentos é muito mais fácil identificar o ponto de equilíbrio de cada emoção e se permitir experimentar todas elas. Quando se retoma o controle dos seus sentimentos, é possível estar mais preparado para lidar com as adversidades do mundo corporativo e da vida pessoal como um todo.

ads7 Advertising

Publicidade

#5 Meditação: A prática de meditação, conhecida também como mindfuness, é uma maneira de se observar em profundidade. A capacidade de estar 100% presente é um talento adquirido ao longo de muita prática. Manter a cabeça longe das distrações ansiosas e focar de maneira consciente no agora, pode nos levar para níveis de consciência mais profundos e, dessa forma, nos conhecermos melhor. Se você é um iniciante, comece com sessões curtas, entre cinco e dez minutos. Encontre um lugar quieto para se sentar e respire pelo nariz e pela boca. Conte suas respirações em silêncio e tente manter a mente focada no seu próprio corpo.

Fonte: Lucas Fonseca.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta