Regional

Cinema movido a energia solar fará sessões gratuitas em Sinimbu

Arte, tecnologia e sustentabilidade. Buscando integrar estes três aspectos, foi criado o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. E na próxima semana, o furgão chegará a Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, onde apresentará duas sessões gratuitas ao ar livre na quarta-feira, 8, no Grêmio Esportivo Sinimbu, no centro da cidade. Na ocasião, haverá distribuição de pipoca.

Na primeira sessão, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens infantis e ambientais, produzidos pelos estudantes do 7º ano C da Emef Nossa Senhora da Glória. Às 19 horas, na segunda sessão, a atração será a animação Sing – Quem Canta Seus Males Espanta, da Illumination Entertainment. Além disso, o público poderá visitar e conhecer o furgão do CineSolar, que carrega toda a estrutura do cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: filme resgata o movimento que criou grêmio estudantil na Emef Afonso Rohlfes

Publicidade

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL, Prefeitura de Sinimbu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, e é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Oficina proporcionou experiências aos alunos

Os curtas-metragens que serão exibidos na primeira sessão foram produzidos após uma oficina realizada na tarde da última quinta-feira, 26, com a turma do 7º ano C da Emef Nossa Senhora da Glória, coordenada remotamente por Wagner Rodrigo da Silva. Ao longo de cerca de três horas, os estudantes tiveram contato com a linguagem audiovisual por meio de elementos como fotografia, enquadramento e roteiro.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu terá nova Caminhada na Natureza

Publicidade

Na Oficinema Solar, por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. “As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis de forma mais aprofundada, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Os estudantes aprenderam a utilizar o Stop Motion Studio, aplicativo de vídeo gratuito, disponível para celulares. A professora de Informática, Leonara Valsi dos Santos, garante que o programa também poderá ser aproveitado por outras turmas durante as aulas. “O resultado foi um show de animação!”, comemora. A ideia também agradou aos alunos, que conheceram a técnica de filmagem Stop Motion, a qual transforma várias fotos em um vídeo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.