Regional

Cisvale projeta retomada da Agenda Ambiental 2030 com gincana no segundo semestre

A Câmara Setorial de Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) projeta a retomada do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030 – um planeta saudável, um futuro sustentável, ainda neste ano. A proposta foi apresentada durante reunião técnica realizada nessa quarta-feira, 18, durante a Feira da Produção, em Vera Cruz. A proposta de cronograma prevê a realização de uma gincana regional entre escolas, paralelo à realização de um concurso fotográfico para compor o calendário de 2026.

Conforme o coordenador da Câmara, Ricardo Konzen, a gincana será viável apenas com o engajamento dos municípios e das secretarias de Educação. “Precisamos resgatar as ações de educação ambiental, envolver as escolas e criar uma agenda regional que motive a participação. A gincana só funciona se todos os municípios estiverem integrados”, destaca. Segundo ele, a intenção é ouvir os professores e verificar a possibilidade de encaixar a atividade ainda no segundo semestre. A premiação está prevista para outubro, em comemoração ao Dia da Criança e aos 20 anos do Cisvale.

LEAI TAMBÉM: Governo do Estado anuncia R$ 60 milhões para apoio emergencial a municípios atingidos pela chuva

Publicidade

A diretora executiva do consórcio, Léa Vargas, ressaltou o potencial da proposta, diante da necessidade da retomada das ações da Agenda Ambiental Cisvale 2030. “A gincana promove uma competitividade saudável, que mobiliza estudantes, educadores e comunidades. É uma ferramenta eficiente para sensibilização e formação ambiental.” A proposta deverá ser discutida com secretários de educação dos municípios, para não entrar em conflito com os calendários letivos e de atividades escolares. Venâncio Aires já realiza uma gincana municipal, para escolha de um mascote para as ações de educação ambiental. O município confirmou a interação na disputa regional.

Outra proposta que poderá ser realizada em paralelo é a de criação de um concurso fotográfico, voltado à valorização do patrimônio natural dos municípios. As 12 imagens vencedoras deverão compor o calendário regional de 2026. Além disso, será criado um banco de imagens para uso institucional e educacional.

Recuperação de áreas e taludes

Além das ações nas escolas, por meio da Agenda Ambiental, a reunião técnica abriu espaço para a apresentação de propostas de compensação ambiental. Municípios como Rio Pardo, Sinimbu, Vale Verde e Vera Cruz trouxeram iniciativas voltadas à proteção de taludes e recuperação de áreas de preservação permanente e taludes de rios da região.

Publicidade

Segundo o presidente do Cisvale, Gilson Becker, já existem recursos disponíveis por meio de programas em nível estadual, financiados pela iniciativa privada. Uma nova reunião será realizada para definir os próximos passos e formatar um plano de trabalho regional. “Precisamos dar continuidade a projetos que dialogam com o que os municípios já estão fazendo. Essa é a função do consórcio: somar forças e transformar ideias em ações”, afirma o presidente.

Seminário regional

Ainda no rol de atividades da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Cisvale está a possibilidade de realização de um seminário regional para tratar do tema dos resíduos sólidos na região. A iniciativa se integra à atualização do Plano Regional de Destinação de Resíduos Sólidos na Região. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Venâncio Aires, Gustavo von Helden o tema é de extrema importância, uma vez que o transbordo de resíduos e destinação final atualmente configuram-se como um alto custo aos municípios da região.

Uma nova agenda deverá ser criada para a discussão a respeito da possibilidade de realização de um seminário, com a apresentação de soluções para a destinação de resíduos sólidos, que constitui uma demanda crescente, com a produção diária de 203,4 toneladas de resíduo por dia.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.