O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizará, na próxima segunda-feira, 27, o Seminário Regional de Resíduos Sólidos, que terá como tema Soluções regionalizadas para a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos. O encontro vai começar às 8 horas, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), dentro da programação alusiva aos 20 anos do Cisvale. O objetivo é ampliar o debate acerca das práticas e políticas públicas ligadas aos resíduos. A programação inclui palestras com profissionais de diferentes áreas, com destaque para experiências e soluções práticas de gestão.
A bióloga Fabíola Moreira, especialista em Gestão Ambiental, apresentará a Revisão dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Em seguida, o advogado e compliance officer da CRVR, Fernando Sieck, abordará o modelo de concessão aplicado na área. O promotor de Justiça Érico Barin falará sobre fiscalização e sustentabilidade na gestão municipal dos resíduos.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sol conquista a primeira Gincana Regional do Cisvale
Publicidade
Durante a tarde, Venâncio Aires apresentará um case de boas práticas, cujo título é Implantação de biodigestores em escolas e incentivo à compostagem doméstica como políticas públicas para gestão de resíduos orgânicos, com participação da secretária Carin Gomes e do secretário Gustavo von Helden.
O encerramento vai contar com o relato de experiências do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Seberi (Cigres), representado por Amanda Nogueira Schmitt, Carlos Eduardo Balestrin Flores e Antônio Vilson Bernardi.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) de Vera Cruz, Sicredi, Unisc e Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR).
LEIA TAMBÉM: Cisvale 20 anos: um propósito que inspira o futuro
Publicidade
O presidente do Cisvale, Gilson Becker, ressalta que o seminário simboliza o papel estratégico do consórcio como articulador regional e promotor de soluções compartilhadas para o desenvolvimento sustentável. “O tema dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo e exige cooperação entre municípios, instituições e a sociedade. O Cisvale atua há duas décadas para fortalecer políticas públicas, e a sustentabilidade é uma parte central desse compromisso. Avançar nesse debate significa melhorar a qualidade de vida, reduzir impactos e promover o uso racional dos recursos naturais, valores que estão no coração do trabalho que o consórcio realiza”, afirma Becker.
Para o coordenador da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Cisvale, Ricardo Konzen, o evento reforça o protagonismo técnico do consórcio na área ambiental e o engajamento dos municípios na busca de alternativas regionais. “O seminário é uma oportunidade de integração e aprendizado coletivo, reunindo experiências que podem inspirar e orientar novas práticas de gestão sustentável.”
LEIA TAMBÉM: Gincana Regional do Cisvale encerra ciclo de tarefas com premiação nesta sexta-feira
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.